Blog

Valorfito na rubrica “Minuto Verde”

Valorfito na rubrica “Minuto Verde”
É assim que fazemos a Gestão Responsável das Embalagens!
Informar o cidadão é essencial para o reconhecimento do profissionalismo na atividade agrícola e na gestão de pragas urbanas.
Neste episódio do “Minuto Verde” é explicado como é feita pela VALORFITO a gestão de resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes de utilização profissional.
Veja o episódio aqui.

Verificação de integridade dos dossiers de registo REACH: O que muda em 2023 e como se preparar

Verificação de integridade dos dossiers de registo REACH: O que muda em 2023 e como se preparar
Realiza-se no próximo dia 8 de fevereiro o webinar “Verificação de Integridade dos Dossiers de Registo REACH: O que muda em 2023 e como se preparar” organizado pela ECHA.
Este webinar pretende concentrar-se nas novas e alteradas regras de verificação de integridade implementadas por esta revisão para ajudar as empresas a preparar um dossier de registo completo. Irá ser também fornecida uma visão geral do processo de registo.
Não é necessária inscrição prévia, podendo assistir de forma gratuita ao webinar no site da ECHA.
Mais informações aqui.

Formação Online: Incentivos Fiscais às Empresas

Formação Online: Incentivos Fiscais às Empresas
A GROQUIFAR em parceria com a b.law, está a organizar uma formação sobre “Incentivos Fiscais às Empresas” no próximo dia 16 de fevereiro das 9h30 às 12h30.
O sistema tributário português detém um conjunto de medidas de desagravamento da tributação que permite reduzir a “fatura” fiscal das empresas de modo a estimular uma política empresarial de investimento, potenciando a criação de riqueza e emprego.
Assegure desde já a sua inscrição, enviando a Ficha de Inscrição preenchida para groquifar@groquifar.pt
Ficha de Inscrição – Incentivos Fiscais às Empresas
Consulte o programa em: Incentivos fiscais às empresas

GIRP Supply Chain Conference – Madrid

GIRP Supply Chain Conference – Madrid
Realiza-se nos próximos dias 16 e 17 de março a 8ª edição do GIRP Supply Chain Conference, em Madrid.
Esta conferência pretende oferecer uma oportunidade de interação com diferentes stakeholders do setor da saúde e reguladores de toda a União Europeia para debater a implementação de Boas Práticas de Distribuição.
Alguns dos temas em destaque serão “last-mile delivery”, medicamentos especiais e a sua distribuição, ESG, soluções baseadas em dados, monitorização da escassez de medicamentos e digitalização.
Mais informações e inscrições aqui.

Revisão Anual de Preços 2023

Revisão Anual de Preços 2023
Foi recentemente publicada a Portaria nº 35/2023 de 26 de janeiro, que procede à definição dos países de referência a considerar em 2023 para a autorização dos preços dos novos medicamentos, bem como para a revisão anual de preços dos medicamentos do mercado hospitalar e do mercado de ambulatório.
Assim, e na sequência da publicação da referida Portaria, o Infarmed I.P. publicou a Circular Informativa nº 13/CD/100.20.200 de 26 de janeiro, que contém os procedimentos necessários para garantir a correta implementação da mesma, nomeadamente os prazos de escoamento dos medicamentos.
Consulte a Circular Informativa e a Portaria em:
Circular Informativa_RAP2023_13
Portaria nº 35_2023_26jan

PEPAC: Aprovadas normas gerais e estrutura de missão para a gestão no continente

PEPAC: Aprovadas normas gerais e estrutura de missão para a gestão no continente
Foi aprovado em Conselho de Ministros o projeto de Decreto-Lei que estabelece as normas gerais do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) de Portugal e o projeto de Resolução do Conselho de Ministros que cria a estrutura de missão para a gestão do PEPAC no Continente.
Pretende-se, assim, estipular as disposições relativas à gestão financeira do PEPAC sabendo-se já que os agricultores portugueses vão poder candidatar-se, a partir de 1 de março e até 31 de maio, ao Pedido Único, no qual se incluem também os novos regimes ecológicos e as medidas de ambiente e clima.
Leia na íntegra aqui.

Não renovação da s.a. benfluralina

Não renovação da s.a. benfluralina
A DGAV publicou recentemente o Ofício Circular nº 1/2023 relativo à não renovação da s.a. benfluralina.
Este vem no seguimento da publicação do Regulamento (UE) 2023/149 da Comissão de 20 de janeiro de 2023 que entrará em vigor no próximo dia 12 de fevereiro.
Os produtos comerciais contendo benfluralina não poderão ser utilizados depois de 12 de maio de 2024, ainda não estando estabelecidas as datas limite de comercialização dos mesmos.
Consulte o Ofício Circular nº1/2023 em:
DGAV_OC1_2023__benfluralina 2023

Comércio de produtos químicos perigosos aumentou após o Brexit

Comércio de produtos químicos perigosos aumentou após o Brexit
O último relatório anual da ECHA sobre o comércio de produtos químicos perigosos proibidos ou severamente restritos na UE mostra um aumento de 19% nas exportações europeias em 2021. Este aumento significativo em 2021 em comparação com o ano de 2020 é devido em grande parte à saída do Reino Unido da União Europeia.
Assim, e no geral, 791.576 toneladas de produtos químicos PIC foram exportados durante o ano, sendo que dicloreto de etileno, benzeno e clorato foram os mais exportados.
Leia na íntegra aqui.

Valorfito formaliza candidatura à renovação da licença para gestão de atuais e novos fluxos

Valorfito formaliza candidatura à renovação da licença para gestão de atuais e novos fluxos
O Valorfito, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, apresentou formalmente a sua candidatura à renovação da licença para gestão de atuais e novos fluxos.
Com o objetivo de ver alargado o seu âmbito de atuação, o Sigeru apresentou à Associação Portuguesa do Ambiente (APA) um Caderno de Encargos que visa a renovação dos atuais fluxos e a ampliação a embalagens de fertilizantes, assim como de três novos fluxos: embalagens de rações, embalagens secundárias de produtos fitofarmacêuticos e embalagens de batata de semente.
Leia a notícia na íntegra aqui.

Conferência: “A sustentabilidade do sistema de saúde entre a pandemia COVID-19 e a Guerra da Ucrânia”

Conferência: “A sustentabilidade do sistema de saúde entre a pandemia COVID-19 e a Guerra da Ucrânia”
Realiza-se no próximo dia 14 de fevereiro a conferência “A Sustentabilidade do Sistema de Saúde entre a pandemia COVID-19 e a Guerra da Ucrânia” promovida pelo Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.
Esta conferência tem como objetivo promover o debate sobre o sistema de saúde português no rescaldo da pandemia e em tempo de guerra na Europa.
Inscrição é gratuita, mas obrigatória.
Mais informações e inscrições aqui.