Blog

Quatro produtos químicos perigosos adicionados à Lista de Substâncias

Quatro produtos químicos perigosos adicionados à Lista de Substâncias
Foram adicionados quatro novos produtos químicos à Lista de Substâncias que suscitam elevada preocupação. As empresas são responsáveis por gerir os produtos químicos em segurança e divulgar as informações necessárias para os seus clientes e consumidores.
Uma das quatro substâncias é utilizada em cosméticos e possui propriedades de desregulação hormonal. Outras duas são usadas em borrachas, lubrificantes e selantes, podendo afetar negativamente a fertilidade. Por último, a restante substância adicionada é utilizada em lubrificantes e graxas e poderá ser prejudicial ao meio ambiente.
Consulte a lista completa da ECHA aqui.

29º Aniversário do INFARMED

29º Aniversário do INFARMED
Dia 15 de janeiro de 2022, assinalou-se o 29º aniversário do INFARMED. Quase três décadas de muita história, mas acima de tudo, de muito trabalho em prol da saúde pública em Portugal e na Europa.
O INFARMED mantém-se empenhado em proporcionar a esperança, renovada neste novo ano, num regresso à tão ansiada normalidade, alicerçada no trabalho que continuarão a desenvolver, ao lado das muitas instituições, do Ministério da Saúde e muitas outras, com que colaboraram, como a GROQUIFAR parceiro desde o primeiro momento.
No último ano o INFARMED continuou a desempenhar um papel central no combate à pandemia, em todo o processo de acesso às vacinas para a COVID-19, seja representando o Ministério da Saúde no Comité Europeu da Estratégia conjunta de aquisição de vacinas, seja intervindo com os seus peritos em todas as fases da avaliação e autorização das vacinas na União Europeia, seja assegurando a sua monitorização rigorosa através da farmacovigilância e o controlo da qualidade no processo de distribuição e utilização no Plano de Vacinação. E esta intervenção muito ditada pelas necessidades da pandemia teve expressão em outras áreas tão importantes como o acesso aos dispositivos médicos, desde as máscaras aos testes de diagnóstico e ainda todo o trabalho incansável de  garantia de disponibilidade de medicamentos e dispositivos médicos, monitorizando todo o circuito farmacêutico, desde fabricantes e distribuidores a farmácias e hospitais, ou proporcionando o acesso às novas terapêuticas que estão a ser avaliadas, como os anticorpos monoclonais e os antivirais.
Num ano de uma atividade intensa foi possível continuar a trabalhar nas demais áreas da sua missão, contando com a dedicação e empenho de todos os colaboradores e, assim, continuar a prestar um serviço público de elevada qualidade, sustentado na excelência técnica e científica.
Os desafios que, em particular os últimos dois anos têm trazido, são objeto de debate na sessão que irá assinalar os 29 anos de vida do INFARMED, na certeza que esses desafios se transformarão em aprendizagem e estímulo, para que as dificuldades originem novas oportunidades, as mudanças novos objetivos a atingir, e que estes contribuam para continuar a fazer do INFARMED uma entidade reconhecida na regulação das tecnologias de saúde nacional e internacionalmente ao serviço da Saúde Pública e dos cidadãos.
A cerimónia comemorativa decorre esta manhã, numa sessão em que através das intervenções de alguns colaboradores, refletirá sobre os desafios que irão moldar o futuro, partindo das experiências vividas durante a pandemia, e se dará a conhecer um pouco melhor da instituição, através do olhar e experiências de uma nova geração de colaboradores.
Em nome da GROQUIFAR, os nossos parabéns ao INFARMED por mais um aniversário. O setor da Distribuição Farmacêutica agradece toda a colaboração prestada pelo INFARMED ao longo destes 29 Anos. Desejamos trabalho profícuo e sucessos para o futuro.

Fecc-NCEC: Emergency response for chemical distributors 2.0

Fecc-NCEC: Emergency response for chemical distributors 2.0
Organizado pela Fecc e pelo NCEC (Centro Nacional de Emergências Químicas), realiza-se no próximo dia 27 de janeiro de 2022 a 2ª edição do webinar “Emergency response for chemical distributors 2.0 – Protecting people, environment, assets and reputation”.
Neste webinar serão abordados vários temas como a ligação entre o Responsible Care e a Resposta de Emergência e como estas podem ser uma ferramenta vital na gestão de risco.
Inscrições abertas para todos os stakeholders do setor da distribuição química aqui.

EXPOCIDA 2022: Alteração de data

EXPOCIDA 2022: Alteração de data
Seguindo as recomendações das autoridades de saúde espanholas, relativas à atual situação pandémica da Covid-19, e porque a segurança dos participantes é prioridade absoluta, a ANECPLA decidiu adiar a EXPOCIDA IBERIA 2022 para os dias 7 e 8 de abril de 2022.
Além da feira, onde estarão presentes os principais stakeholders do setor, a nossa congénere ANECPLA oferece ao visitante a oportunidade de participar num amplo programa de conferências focadas na inovação, tendências e melhores práticas do setor.
A GROQUIFAR, como entidade colaboradora, apoia orgulhosamente este evento.
Vemo-nos no maior evento ibérico do setor de Gestão de Pragas e Saúde Ambiental!

INFARMED retoma sessões de ‘Manhãs Informativas’

INFARMED retoma sessões de ‘Manhãs Informativas’
As sessões de “Manhãs Informativas”, reconhecidas como eventos informativos por excelência, têm como objetivo promover o acesso regular à contínua atualização de conhecimentos sobre as atividades regulamentares e científicas bem como partilhar informação sobre as atividades do Infarmed com relevância a nível nacional e europeu.
A situação pandémica levou à interrupção da realização destas sessões, que serão retomadas mensalmente, a partir deste mês.
As “Manhãs Informativas” são destinadas aos parceiros do Infarmed, nomeadamente instituições de saúde, entidades do setor do medicamentos e dispositivos médicos, ordens profissionais, sociedades científicas, profissionais de saúde, academia, cidadãos e colaboradores desta instituição.
Os temas previstos para o primeiro semestre são:
– 19 de janeiro – Implementação do Regulamento Europeu de ensaios clínicos;
– 3 de fevereiro – Medicamentos biossimilares;
– 10 de março – Regulamento sobre avaliação das tecnologias da saúde;
– 7 de abril – Real World Evidence;
– 19 de maio – Dispositivos Médicos;
– 22 de junho – Repurposing.
Mais informação sobre a 1ª sessão (agenda e inscrições) aqui.

Expocida Iberia 2022

Expocida Iberia 2022
É já nos próximos dias 24 e 25 de fevereiro a EXPOCIDA 2022, o evento ibérico de referência do setor de Gestão de Pragas e Saúde Ambiental.
Além da feira, onde estarão presentes os principais stakeholders do setor, a nossa congénere ANECPLA oferece ao visitante a oportunidade de participar num amplo programa de conferências focadas na inovação, tendências e melhores práticas do setor.
A GROQUIFAR, como entidade colaboradora, apoia orgulhosamente este evento. Esperamos por si em Madrid!
Mais informações e inscrições aqui.

Reciclagem Química: Solução complementar para desperdício de plástico

Reciclagem Química: Solução complementar para desperdício de plástico
Ao longo dos anos a reciclagem química tem vindo a apresentar-se como complementar à mecânica, uma vez que pode tratar resíduos plásticos misturados e contaminados que não podem ser reciclados mecanicamente.
Assim, este tipo de tecnologia poderá ter potencial para criar um ciclo infinito para plásticos, mantendo as matérias-primas em contínua circulação. Uma vez que o mercado para a reciclagem química está em crescimento, será necessária uma maior colaboração ao longo de toda a cadeia de valor bem como a criação de mais incentivos.
Leia na íntegra artigo do Cefic.

Circulação de produtos vegetais e outros na UE: Alteração de regulamentação

Circulação de produtos vegetais e outros na UE: Alteração de regulamentação
Com o intuito de impedir a entrada, o estabelecimento e a propagação de algumas pragas no território da União Europeia, foi publicado o Regulamento de Execução (UE) nº 2021/2285 de 14 de dezembro.
Este regulamento vem alterar o enquadramento legal relativo à introdução e a circulação na União Europeia de vegetais, produtos vegetais e outros objetos, e é aplicável a partir de 11 de abril de 2022.
Consulte o Regulamento de Execução nº 2021/2285:
2021 – Reg nº 2285 (lista pragas e proibição circulação veg)