Blog

Parasitec Paris 2021

Parasitec Paris 2021
Realiza-se de 17 a 19 de novembro a Parasitec 2021 em Paris, a exposição internacional de Controlo de Pragas e Saúde Pública de referência na Europa.
Com a participação de laboratórios, formuladores e fabricantes especializados de cerca de 30 países diferentes, será possível conhecer e interagir com os principais especialistas do setor de Gestão de Pragas e descobrir as últimas novidades do mercado.
Mais informações e inscrições aqui.

CEFIC | Guia atualizado para apoiar o setor químico na redução do impacto ambiental nos transportes

CEFIC | Guia atualizado para apoiar o setor químico na redução do impacto ambiental nos transportes
O guia atualizado “Calculating GHG transport and logistics emissions for the European Chemical Industry” elaborado em colaboração entre o Cefic e o Smart Freight Center (SFC) já está disponível.
Este guia pretende ajudar o setor a obter maior conhecimento sobre as emissões de GHG dos transportes de mercadorias, tanto na entrada nas fábricas como na saída para clientes. Com diretrizes que refletem as mudanças na última década, este guia irá também auxiliar a indústria a responder à pressão crescente de investidores, legislação e clientes na redução de emissões nos transportes.
Leia na íntegra aqui.

Retirada das s.a. Acrinatrina e Procloraz

Retirada das s.a. Acrinatrina e Procloraz
Informamos da não renovação das substâncias ativas acrinatrina e procloraz, na sequência da publicação do Regulamento (UE) 2021/1450 da Comissão de 3 de setembro de 2021 que entrou em vigor a 27 de setembro.
Datas a ter em conta:
– A 31 de dezembro de 2021 expiram as aprovações das s.a. acrinatrina e procloraz;
– Até 31 de dezembro de 2022 a DGAV irá proceder ao cancelamento dos produtos comerciais contendo as mesmas;
– Os referidos produtos não poderão ser comercializados para além de 6 meses após a data de cancelamento das autorizações de venda;
– Os referidos produtos não poderão ser utilizados para além de 1 ano após a data de cancelamento das autorizações de venda.
Consulte o Regulamento (UE) 2021/1450 e o Ofício Circular nº 12/2021 da DGAV:
2021 – Reg nº 1450 (os períodos de aprovação s.a. acrinatrina e procloraz – altera reg 540-2011)
2021 – Circular nº 12 (não renovação da acrinatrina e procloraz)

EVENTO: #REUE2021 – Promover uma transição sustentável

EVENTO: #REUE2021 – Promover uma transição sustentável
Realiza-se no próximo dia 14 de outubro o evento online “#REUE2021 | Promover uma Transição Sustentável” organizado pela Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) para celebrar o Dia Mundial do Rótulo Ecológico.
Este evento pretende apresentar as mais recentes atividades de promoção do Rótulo Ecológico da União Europeia, destacar casos de sucesso nacionais e refletir sobre o papel deste sistema de rotulagem na promoção da sustentabilidade em Portugal.
Inscreva-se até ao final do dia de hoje aqui.

Zona demarcada para a TRIOZA ERYTREAE – Atualização

Zona demarcada para a TRIOZA ERYTREAE – Atualização
A DGAV publicou recentemente o Despacho nº 53-/G/2021 relativo à atualização da zona demarcada para a Trioza Erytreae.
O despacho, que entrou em vigor no passado dia 9 de outubro, dá cumprimento ao nº 2 do artigo 5º da Portaria nº 142/2020 que estabelece medidas de proteção fitossanitária adicionais destinadas à erradicação no território nacional deste inseto de quarentena.
Lembramos que a Trioza erytreae, ou psila africana dos citrinos, é um inseto considerado de quarentena para os citrinos e outros hospedeiros que, provocando estragos muito graves, está sujeito a medidas de controlo obrigatórias.
Consulte o Despacho nº 53-/G/2021 aqui:
2021 – Desp DGAV nº 53 (actualização ZD Trioza)

IÃO BROMETO: Orientação relativa ao valor limite de atuação

IÃO BROMETO: Orientação relativa ao valor limite de atuação
Damos conhecimento do Ofício Circular nº 10/2021 da DGAV sobre o valor limite de atuação para o ião brometo em produtos vegetais, produzidos em modo de produção biológico ou convencional.
As deteções de resíduos do ião brometo abaixo de 5mg/kg, em produtos vegetais provenientes de agricultura biológica e convencional, não serão alvo de procedimentos no âmbito dos controlos oficiais de resíduos de pesticidas.
Consulte o Ofício Circular nº 10/2021 da DGAV:
Ofício Circular 10_ Ião Brometo

Vacinação contra a gripe 2021/22 | Informações: 1ª fase vacinação gratuita

Vacinação contra a gripe 2021/22 | Informações: 1ª fase vacinação gratuita
Partilhamos o comunicado da DGS (Direção-Geral da Saúde) sobre o início antecipado da 1ª fase da vacinação contra a gripe, dedicada a contextos específicos:
A vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários da população e é uma medida de prevenção primária com impacto na ocorrência e gravidade da doença.
Em 2021, em contexto de pandemia COVID-19, mantêm-se medidas excecionais e específicas no âmbito da vacinação gratuita contra a gripe, nomeadamente o início mais precoce, a vacinação faseada e a gratuitidade para os profissionais que trabalham em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e/ou de maior suscetibilidade e vulnerabilidade.
A 1ª fase da vacinação gratuita tem início a 27 de setembro e destina-se a pessoas em determinados contextos, incluindo residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Nesta fase estão ainda incluídas as grávidas.
A 2ª fase integrará os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou condições que constam na Norma da vacinação contra a gripe 2021/22.
A Direção-Geral da Saúde apela à adesão das pessoas que têm critério para a vacinação contra a gripe, num processo que será feito de forma organizada, decorrendo nos próximos meses.
Fonte: DGS