Todos os dias os profissionais de gestão de pragas e saúde ambiental protegem-nos, através da criação de ambientes seguros e saudáveis.
As atividades económicas decorrem, pois, é assegurada a prevenção de doenças transmitidas por vetores, como sejam as baratas e os ratos.
Obrigada às empresas associadas da GROQUIFAR por tornarem real o conceito #onehealth ao serem verdadeiros agentes de saúde pública.
No passado dia 22 de setembro, a GROQUIFAR participou nestas Jornadas que juntou cerca de 150 profissionais do setor de Gestão de Pragas Urbanas.
Parabéns ao Grupo Novagril pela excelente iniciativa e pelo convite para a comunicação “Ações formativas futuras de um projeto único” realizada pela Professora Maria João Fraqueza (Faculdade de Medicina Veterinária) e pela Engª Manuela Cordeiro (GROQUIFAR).
Nas imagens: Professora Maria João Fraqueza, Engª Manuela Cordeiro, Dra. Maria Manuel Mendes (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária – DGAV) e Professor Virgílio Almeida (Faculdade de Medicina Veterinária).
O Decreto-Lei nº 82/2023 de 22 de setembro recentemente publicado atualiza o regime que regula o uso não profissional de produtos fitofarmacêuticos em ambiente doméstico.
Esta alteração – em que a GROQUIFAR colaborou com a DGAV – revê o regime do uso não profissional de produtos fitofarmacêuticos em função do disposto na legislação europeia, bem como ajusta-o ao novo regime jurídico das contraordenações económicas.
Deste regulamento resulta a necessidade de rever as condições de autorização de produtos fitofarmacêuticos para uso não profissional face aos novos critérios de classificação, rotulagem e embalagem. É agora obrigatório que os estabelecimentos de venda forneçam aos seus clientes informações gerais disponibilizadas pela empresa detentora do produto fitofarmacêutico autorizado para uso não profissional.
Realiza-se no próximo dia 24 de outubro uma sessão de formação online organizada pela ECHA para os utilizadores da indústria sobre o editor do SPC-IUCLID.
A ECHA está em processo de finalização da transição do editor do SPC para a ferramenta IUCLID que entrará em funcionamento no final deste ano. Esta é uma mudança que exige a compreensão de novas práticas e adaptações dos processos internos das empresas para aplicações de produtos biocidas.
Mais informações e inscrições até dia 6 de outubro aqui.
Organizada pela Comissão Europeia, realiza-se no próximo dia 26 de setembro uma sessão de formação online sobre a plataforma Access2Markets.
Esta plataforma é uma ferramenta de apoio às empresas que pretendem exportar e importar a partir da UE, reunindo informação sobre formalidades e procedimentos, barreiras comerciais, direitos aduaneiros aplicados ao comércio europeu para mais de 120 mercados em todo o mundo.
Para além disso, este portal integra também o Single Entry Point onde as empresas e stakeholders podem apresentar queixa sobre novas barreiras de acesso ao mercado ou sobre incumprimento dos Acordos de Comércio Livre da UE.
A GROQUIFAR associa-se à Supply Chain Magazine que organiza no próximo dia 18 de setembro, em Lisboa, no Auditório da CUF Descobertas, mais uma edição do encontro setorial PHARMA Supply Chain.
“Tempos de Transformação” na Logística e gestão da cadeia de abastecimento do setor healthcare é o tema central deste ano e o foco estará na necessidade de racionalização e na vontade de ultrapassar as vulnerabilidades expostas, o que já mudou e o que urge transformar.
A GROQUIFAR esteve presente ao longo dos últimos 3 dias no Congresso Anual da Fecc 2023 – Diving into the Future, em Sitges, Barcelona.
Foram 3 dias onde foi possível conhecer os planos futuros de todo o setor e como a distribuição química pode fazer a diferença – sustentabilidade, inovação e novas oportunidades.
A GROQUIFAR agradece à Fecc pela organização do evento e pelo excelente acolhimento num evento tão importante quanto este!
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Pragas que se irá realizar em novembro!
Com coordenação científica da Faculdade de Medicina Veterinária e com a parceria da DGADR e da GROQUIFAR, esta pós-graduação é única em Portugal e visa a capacitação de recursos humanos na conceção e aplicação de planos de gestão de pragas urbanas, segundo a Norma Portuguesa EN 16635:2015.
Os formandos que cumpram os critérios de habilitação literária e pedagógica e que obtenham aproveitamento nesta Pós-Graduação, poderão, através da FMV, requerer à DGADR a emissão de “Certificado de equivalência ao Curso de Formadores em Gestão de Pragas”.