É com grande satisfação que a GROQUIFAR informa que, no âmbito da formação específica setorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA) destinada a Operadores/Trabalhadores, foram recentemente publicadas as seguintes UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração) de Gestão de Pragas no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ):
– Planeamento, atuação e impactes nos produtos biocidas;
– Biocidas;
– Técnicas Específicas;
– Processos de Suporte.
A GROQUIFAR, a ANQEP e a DGADR foram parceiras neste percurso focadas na capacitação de recursos humanos na conceção e aplicações de planos de gestão de pragas urbanas, segundo a Norma Portuguesa EN 16636:2015.
Este é mais um passo que demos juntos rumo à valorização e profissionalização do setor!
A Avaliação da Necessidade Regulatória (ARN) é uma ferramenta que facilita a antecipação de potenciais ações regulatórias, incentivando ao envolvimento da indústria no processo e à proatividade na atualização das informações dos dossiers.
Esta ferramenta criada pela ECHA, baseia-se nas informações disponíveis e utiliza uma abordagem prática para priorizar áreas de interesse com base em atributos comuns como usos, perigos e estrutura química.
Recentemente o Cefic, Eurometaux, IFRA (International Fragrance Association), FuelsEurope e DUCC assinaram uma recomendação conjunta que pretende esclarecer todos os stakeholders sobre as nuances da ARN e esclarecer os seus propósitos, aplicação e utilização contextual.
Realiza-se de 18 a 23 de agosto no Brasil, o 70th International Congress of Meat Science and Technology.
Com o tema “Produção Responsável de Carne”, este congresso irá abordar os desafios e oportunidades na indústria da carne, combinados com a sustentabilidade, a responsabilidade social e as considerações ambientais. Os debates irão centrar-se em formas de melhorar a produção e processamento de carne e produtos à base de carne, minimizando ao mesmo tempo o impacto ambiental, garantindo o bem-estar animal e mantendo a qualidade e segurança destes alimentos para os consumidores.
No evento comemorativo do 31º aniversário do Infarmed foi apresentado o novo livro “30 Anos de Dispositivos Médicos no Infarmed” que reflete a história dos dispositivos médicos ao longo dos últimos 30 anos e revela as principais mudanças a operar no futuro.
Este livro representa uma ferramenta orientadora para o futuro como fonte de informação valiosa para profissionais de saúde, agentes do setor dos dispositivos médicos, academia e cidadão, não sendo apenas um testemunho do conhecimento e experiência acumulados ou uma retrospetiva histórica.
Assim, o Infarmed demonstra o seu compromisso contínuo com a inovação, qualidade e segurança na área dos dispositivos médicos.
O livro encontra-se disponível para download aqui.
A ECHA irá lançar a 30 de janeiro uma nova base de dados de produtos químicos denominada ECHA CHEM que será gradualmente implementada ao longo dos próximos anos com uma quantidade crescente de dados sobre produtos químicos e as ações regulamentares sobre os mesmos.
Os utilizadores desta nova base de dados irão beneficiar de uma melhor experiência de utilizador através de uma navegação mais simples, melhor estabilidade e desempenho e novas maneiras de aceder a dados.
Poderá saber mais sobre esta nova base de dados assistindo às gravações dos webinars da ECHA: parte 1 e parte 2.
Realizou-se hoje a 100ª reunião do Conselho da Saúde, Prevenção e Bem-estar da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.
A sessão presidida pelo Presidente do Conselho, Dr. João Almeida Lopes, contou com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro e o Presidente da CIP, Dr. Armindo Monteiro.
O Conselho que integra os diversos players do setor da saúde e circuito do medicamento, reúne mensalmente e tem como objetivo principal discutir a importância da saúde na economia, bem como o papel que as empresas do setor assumem na promoção da investigação, do investimento, da produção e da prestação de serviços.
A GROQUIFAR integra este Conselho e esteve devidamente representada nesta sessão comemorativa pela Dra. Marta Santos, Secretária Executiva da Divisão Farmacêutica.
A GROQUIFAR em parceria com a b.law, está a organizar uma formação sobre “Segurança de Sistemas de Informação e da Tecnologia Informática no Local de Trabalho”, no próximo dia 7 de fevereiro das 14h30 às 17h30.
As organizações públicas e privadas precisam nos seus negócios de sistemas de TI, acesso permanente à Internet e uso regular do correio eletrónico. Esta dependência pode colocar o sistema informático das organizações em risco e colocar em crise a produtividade das mesmas. Assim, é essencial para a realização integral de segurança nas empresas que os responsáveis e funcionários saibam como agir no dia-a-dia e em ocasiões de crise.
O INFARMED, I.P. comemora hoje o seu 31.º aniversário.
A conferência comemorativa contou com a presença de individualidades nacionais e europeias que abordaram o tema dos desafios de sistemas de saúde, da revisão da legislação farmacêutica, reflexões sobre o passado e uma visão para o futuro.
Durante a sessão, foi também apresentado o livro “30 Anos dos Dispositivos Médicos”, uma obra que retrata a história do INFARMED, bem como os avanços e contribuições no campo dos dispositivos médicos ao longo das últimas três décadas.
A GROQUIFAR esteve representada nesta cerimónia pela Presidente da Divisão Farmacêutica e Secretária Executiva, Dra. Isabel Cajada e Dra. Marta Santos, respetivamente.
Ao longo de 31 anos, a GROQUIFAR mantém uma ligação estreita e diária com o INFARMED, sendo parceira de diversos projetos relacionados com o circuito do medicamento e dispositivos médicos, membro conselheiro dos vários fóruns consultivos e projetos piloto de relevo nacional e europeu.
A Direção da GROQUIFAR congratula o INFARMED e todos os seus colaboradores pela excelência do trabalho prestado ao longo de três décadas, mantendo a total disponibilidade para continuar a colaborar nos desafios presentes e futuros, garantindo o acesso aos medicamentos e a todos os produtos de saúde aos cidadãos.
O INFARMED reduziu para 136 os medicamentos cuja exportação está temporariamente suspensa, segundo a Circular Informativa n.º 5/2024, de 9 de janeiro.
A lista de medicamentos que não podem ser exportados, que é atualizada mensalmente, inclui fármacos em rutura de ‘stock’ no mês de dezembro, bem como aqueles que estejam a ser abastecidos ao abrigo de Autorização de Utilização Excecional (AUE).
Esta suspensão destina-se “a assegurar o abastecimento do mercado nacional após a ocorrência de uma rutura” e “aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo aos fabricantes”.
O Infarmed monitoriza diariamente a informação sobre as faltas, as ruturas e as cessações de comercialização, para identificar e evitar, atempadamente, situações críticas que possam afetar a disponibilidade dos medicamentos.
A autoridade nacional do medicamento integra a rede europeia de pontos de contacto das autoridades nacionais competentes, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) e da Comissão Europeia que, desde abril de 2019, é utilizada para a partilha de informação sobre ruturas de abastecimento e questões de disponibilidade de medicamentos autorizados na União Europeia.
Realiza-se no próximo dia 30 de janeiro no CNEMA, em Santarém, o seminário “O Mercado do Vinho”.
Organizado pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, este seminário pretende fomentar a aproximação entre a produção e a distribuição.