A EMA (Agência Europeia do Medicamento) publicou recentemente dois documentos com recomendações chave sobre medicamentos de uso humano e medicamentos de uso veterinário, referentes ao ano de 2022.
No que diz respeito aos medicamentos de uso humano, a EMA recomendou 89 medicamentos para a autorização de comercialização, sendo que 41 destes tinham uma nova substância ativa que nunca tinha sido autorizada na UE. Para além disso, o foco do documento continua a ser as emergências de saúde pública.
Por outro lado, foram também publicadas recomendações relativas à autorização e monitorização da segurança de medicamentos de uso veterinário, sendo que 10 medicamentos tiveram recomendação para autorização de comercialização.
Consulte o documento com recomendações sobre medicamentos de uso humano aqui e consulte o documento com recomendações sobre medicamentos de uso veterinário aqui.
De 1 a 6 de março, a FECC organiza em parceria com os seus membros, a 3ª edição do “FECC Digital Days”.
Esta edição irá dividir-se em cinco webinars onde se pretende apresentar soluções e plataformas sobre como a digitalização pode ser utilizada para superar os vários desafios atuais da cadeia de abastecimentos:
– Digitalização da conformidade de segurança;
– Mercado B2B da Chemondis para produtos químicos: foco nos distribuidores europeus;
– Capacite o seu negócio de distribuição de produtos químicos com a gestão de inteligência química;
– Smart Container por forma a garantir a resiliência da cadeia de abastecimentos;
– Como o eCommerce vai sobrecarregar o seu negócio.
Este evento é aberto a todos os stakeholders do setor.
Realiza-se no próximo dia 23 de março a 11ª edição do Seminário Supply Chain organizado pela GS1 Portugal.
Com o tema “Logística SMART – Realidade sustentável ou utopia?”, este seminário pretende debater com diferentes profissionais e especialistas do setor as disrupções nas cadeias de abastecimento.
Usufrua de desconto no valor da sua inscrição até dia 5 de março.
Realiza-se de 14 a 16 de março o LogiChem 2023 em Roterdão, Holanda.
Esta conferência é destinada a todos os intervenientes na cadeia de fornecimento e logística dos principais fabricantes de produtos químicos a nível mundial.
Várias temáticas serão abordadas como operações logísticas para melhorar a fiabilidade de serviços, soluções de transportes de mercadorias mais sustentáveis e gestão de dados através de novas ferramentas digitais para aumentar a visibilidade da cadeia de fornecimento.
Em parceria com a GROQUIFAR, realiza-se nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro em formato online o evento “The Wastewater Reuse Event: This is how we do it!”.
Esta iniciativa irá contar com quatro sessões reunindo especialistas internacionais em cada sessão com o objetivo de discutir diferentes assuntos dentro desta temática. As sessões irão focar-se em: Visão Geral, Perspetivas e Legislação; Usos Agrícolas; Usos Urbanos; e Usos Industriais.
Inscreva-se já gratuitamente!
No âmbito do Sistema de Preços de Referência, o Infarmed atualizou a lista dos Grupos Homogéneos e dos preços de referência unitários, a vigorar no 1º trimestre de 2023.
A lista dos Grupos Homogéneos e dos preços de referência unitários contempla a inclusão de 3 grupos homogéneos repristinados que entrarão em vigor no dia 1 de março de 2023.
Para mais informação, consulte a nota do INFARMED, I.P. aqui.
A Comissão Europeia publicou recentemente um guia intitulado “Caminho para a Transição da Indústria Química da UE”.
Este é um documento não legislativo que apresenta cerca de 200 ações concretas a serem tomadas pelas instituições da UE, Estados-Membros e indústria química, garantindo à indústria que a Europa é o lugar certo para investir. Para além disso, o documento oferece clareza e orientação para que os objetivos do Pacto Ecológico Europeu sejam alcançados até 2050.
Já há muito que a indústria química considerava ser fundamental a publicação de um guia relativo ao tema, muito devido ao papel vital que o mesmo tem na oferta de soluções para o sucesso do Pacto Ecológico Europeu.
Consulte o guia aqui e consulte o site do Cefic sobre esta temática aqui.
O Ofício Circular 2/2023 da DGAV divulga os cancelamentos e as alterações ao uso da s.a. abamectina.
Este Ofício reflete a publicação do Regulamento (UE) nº 2023/198 da Comissão, de 30 de janeiro de 2023, que altera o anexo II do Regulamento (CE) nº 396/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho.
O Regulamento é aplicável a partir de 20 de agosto de 2023, contudo recomenda-se que as alterações à utilização dos produtos comerciais contendo abamectina sejam consideradas desde já.
É assim que fazemos a Gestão Responsável das Embalagens!
Informar o cidadão é essencial para o reconhecimento do profissionalismo na atividade agrícola e na gestão de pragas urbanas.
Neste episódio do “Minuto Verde” é explicado como é feita pela VALORFITO a gestão de resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes de utilização profissional.