A tecnologia ao serviço da gestão de pragas e na proteção da saúde pública
A aplicação de tecnologia para prevenção e proteção da saúde pública e do ambiente tem evoluído de forma consistente nos últimos anos.
São disso exemplo, os mais recentes dispositivos para monitorização remota no setor de Gestão de Pragas, nomeadamente no controlo de roedores. Estes dispositivos apresentam-se com diversas funções desde sistemas que, por exemplo, alertam o profissional de Gestão de Pragas para movimentações nas estações de captura.
Este tipo de tecnologias possibilita que os profissionais de Gestão de Pragas e os seus clientes tenham acesso à informação para detetar as pragas que será posteriormente utilizada para planear e implementar o melhor programa para proteção da sociedade e do ambiente numa estratégia de Gestão Integrada de Pragas.
Para mais detalhe, leia o artigo na íntegra aqui.
Nova lista de Produtos Fitofarmacêuticos
Foi publicada nova lista oficial de Produtos Fitofarmacêuticos.
Continue ReadingSessão de Esclarecimento RGPD
No dia 17 de janeiro teve lugar na GROQUIFAR uma sessão de esclarecimento sobre a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) nas empresas, realizada em parceria com a RB Consulting.
A GROQUIFAR agradece a interventiva participação dos associados presentes.
Não renovação de clorpirifos, clorpirifos-metilo e tiaclopride
Cancelamento das AV’s de PFF’s contendo clorpirifos, clorpirifos-metilo e tiaclopride na sequência da publicação dos Reg. (UE) 2020/18 da Comissão de 10/01/2020, Reg. (UE) 2020/17 da Comissão de 10/01/2020 e Reg. (UE) 2020/23 da Comissão de 13/01/2020, respetivamente.
– Clorpirifos e Clorpirifos-metilo:
Data limite de comercialização e distribuição: 16/02/2020; Data limite de utilização: 16/04/2020
– Tiaclopride:
Data limite de comercialização e distribuição: 03/08/2020; Data limite de utilização: 03/02/2021
Consulte os ofícios circulares nº01/2020, nº02/2020 e nº 03/2020 aqui.
Reguladores europeus com novas medidas sobre escassez de medicamentos
Os reguladores da União Europeia irão implementar, durante o ano de 2020, a segunda fase de um projeto-piloto que visa articular uma melhor comunicação entre todos sobre a escassez de medicamentos.
A primeira fase realizou-se de abril a agosto de 2019 e, durante aquele período, foram divulgados 52 avisos de escassez e 24 países usaram o sistema. A próxima fase visa identificar casos que merecem a atenção em toda a União Europeia e permitirá enviar alertas relacionados às comunicações públicas dos países membros e podem ter um grande impacto nos pacientes.
Toda a informação disponível aqui.
INFARMED assinala 27º aniversário
O INFARMED comemorou ontem, dia 15 de Janeiro, o seu 27º aniversário e, para assinalar o momento, organizou um evento subordinado ao tema “Medicina de Precisão: que desafios?”
A iniciativa decorreu no Auditório do Edifício Tomé Pires e contou com a presença da Senhora Ministra da Saúde, Marta Temido que avançou que em 2020, a dotação orçamental inicial do SNS será reforçada em 941 milhões de euros face ao orçamento do ano anterior. As três prioridades fundamentais da ação governativa nesta legislatura incidem em três vértices: “qualificação do acesso, motivação dos profissionais de saúde e investimento na rede do SNS”.
Já Rui Santos Ivo, Presidente do Infarmed, aproveitou para fazer um balanço do último ano, revelando que em 2019 foram aprovados 74 fármacos inovadores, sendo um dos anos com maior número de aprovações de inovação terapêutica. “Do balanço da atividade do Infarmed, Rui Ivo destacou ainda que no ano passado se realizaram mais de 1.600 inspeções a todo o circuito do medicamento, muitas das quais dirigidas à garantia de acesso e de disponibilidade dos medicamentos, um problema que se foi agravando em Portugal e que levou até a mudar a legislação.
Neste evento onde foram apresentados temas como a Medicina de Precisão e a Inteligência Artificial ao serviço da Medicina, estiveram presentes diversas associações parceiras do Infarmed, entre as quais a GROQUIFAR.
Expocida Iberia 2020
INSCREVA-SE até dia 20 de janeiro a um preço reduzido!
O Expocida Iberia realiza-se nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro, em Madrid. Não perca a oportunidade de estar presente num dos congressos mais importantes do setor de Gestão de Pragas.
Inscreva-se aqui.
Universidade de McMaster decompõe pneus velhos em material para novos
Uma equipa de químicos da Universidade de McMaster descobriu uma forma inovadora de partir e dissolver a borracha utilizada nos pneus de automóveis. Este é um processo que poderá levar ao desenvolvimento de novos métodos de reciclagem que eram considerados caros, difíceis e ineficientes.
Leia notícia na íntegra aqui.
Nova lista de Produtos Fitofarmacêuticos
Foi publicada nova lista oficial de Produtos Fitofarmacêuticos.
Continue Reading