A EFSA (European Food Safety Authority) publicou hoje um comunicado de imprensa relativo à avaliação a decorrer da substância ativa glifosato.
Neste comunicado é enunciado que a avaliação de impacto do glifosato na saúde das pessoas, animais e ambiente não identificou áreas críticas de preocupação, tendo sido comunicadas algumas lacunas de dados para que a Comissão Europeia e os Estados-Membros os considerem na próxima fase do processo de renovação da aprovação.
Relembramos que o glifosato é uma substância utilizada em diversos produtos fitofarmacêuticos herbicidas e tem aprovação para ser utilizada na UE até 15 de dezembro de 2023.
Em breve a EFSA irá publicar na íntegra as suas conclusões e documentos relacionados com esta revisão e a avaliação de riscos.
O Grupo Profissional de Distribuição Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos (GPDF-OF) lançou um novo inquérito dirigido a todos os farmacêuticos que exercem a sua atividade profissional em áreas relacionadas com a Distribuição Farmacêutica.
Este inquérito vai registar a caracterização socioprofissional dos participantes e informações relacionadas com a sua experiência profissional, perspetivas de desenvolvimento e de especialização. Para além disso, incita também ao envio de sugestões específicas para a atividade do GPDF-OF.
A Deliberação n.º 44/CD/2023, de 30 de junho, atualiza a lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa.
Esta suspensão visa assegurar a normalização do abastecimento dos medicamentos críticos que estiveram em rutura no mês de junho, bem como dos medicamentos que estão a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional.
A lista em formato eletrónico encontra-se na página Gestão da disponibilidade do medicamento.
Prevê-se que as tecnologias digitais revolucionem a indústria química europeia, tornando processos e produtos mais sustentáveis e eficientes.
Assumindo um papel de fornecedor-chave para muitas outras indústrias, a indústria química tem um papel fundamental para ajudar outras indústrias a transformarem-se e a atingirem as metas ecológicas europeias. No entanto, muitos obstáculos permanecem: partilha de dados, qualificação e colaboração efetiva.
O Cefic organizou recentemente uma sessão Digital Dialogue em que abordou esses obstáculos com o intuito de facilitar a implementação de tecnologias digitais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da indústria.