Blog

Cefic publica o relatório de junho acerca das tendências da indústria química

Cefic publica o relatório de junho acerca das tendências da indústria química
O progresso da indústria química é lento, apesar de na generalidade o mercado parecer mais estável. Esta é a mais recente conclusão do relatório de junho do Cefic, que pretende analisar e apresentar os resultados obtidos na indústria até ao momento atual (2024) em relação ao ano anterior.
Outro dado referido no relatório é a  melhoria ligeira da opinião dos gestores ao nível de encomendas, porém ainda revelador de uma procura fraca. Para além disso, contrariamente ao comércio de retalho e serviços, os setores da indústria e construção permanecem estáveis face à situação de incerteza no mercado atual.
Para saber mais sobre o relatório e os seus resultados, consulte aqui.

 

 

 

Projeto REF-14 da ECHA: Proteção dos consumidores contra riscos com substâncias perigosas

Projeto REF-14 da ECHA: Proteção dos consumidores contra riscos com substâncias perigosas
Proteger os consumidores e crianças dos perigos químicos é o objetivo do novo projeto da ECHA (REF-14) que verifica, de forma exigente, a correta classificação, rotulagem e embalagem de misturas perigosas, nomeadamente em produtos como ambientadores e cigarros eletrónicos.
Num cenário em que as autoridades de fiscalização verificam que estes produtos não são classificados e rotulados de forma a informar o consumidor sobre como os usar com segurança, o Fórum de Fiscalização da ECHA concorda com o projeto REF-14.
O processo de verificação passará por averiguar se os fornecedores cumprem as suas obrigações, segundo o regulamento CLP, ao nível da classificação, rotulagem e requisitos de embalagem.
Se quiser saber mais sobre o projeto REF-14, aceda aqui.

Precursores de explosivos – Sessão Online

Precursores de explosivos – Sessão Online
📌 Precursores de explosivos – Sessão Online
📆 11 de julho às 10h30

Já se inscreveu?

O Regulamento (UE) 2019/1148, relativo à comercialização e utilização de precursores de explosivos, trouxe alterações significativas à venda e utilização destes produtos.

Os agentes económicos que transacionam produtos químicos (como, por exemplo, alguns ácidos e nitratos) são parceiros indispensáveis da Polícia de Segurança Pública (PSP) na prevenção de atos terroristas e outras atividades criminosas graves, e parceiros na salvaguarda da segurança de todos nós.

Não perca a oportunidade de consolidar o seu conhecimento acerca de precursores explosivos!

Envie a ficha de inscrição para groquifar@groquifar.pt

Ficha de Inscrição

Pós-Graduação em Gestão de Pragas (3ª edição): Inscrições Abertas

Pós-Graduação em Gestão de Pragas (3ª edição): Inscrições Abertas
Venha consolidar os seus conhecimentos em Gestão de Pragas Urbanas, frequentando esta Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e que, após a sua conclusão com aproveitamento lhe dará acesso a um certificado oficial emitido pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).
Esta é uma Pós-Graduação única e inovadora em Portugal, que conta com a parceria da GROQUIFAR e da DGADR, e pretende capacitar os formandos para a elaboração e execução de planos de gestão de pragas urbanas, segundo a norma EN 16636:2015.
As inscrições (limitadas) estão abertas até dia 15 de setembro.
Para mais informações aqui.

Revelado o Programa do Congresso Anual da Fecc 2024

Revelado o Programa do Congresso Anual da Fecc 2024
O evento está marcado para entre os dias 11 e 13 de setembro e a Fecc já desvendou o programa.
Este iniciar-se-á com a Masterclass “Químicos e a distribuição química na Europa – Como vai?” no dia 11 de setembro.
Nos dias seguintes, estão preparadas palestras sobre os temas que, segundo a Fecc, são de maior relevância para a cadeia de valor química e especialmente para os distribuidores, nomeadamente: a análise da regulamentação atual da indústria química europeia, a inovação dos processos de produção e distribuição, as tendências de consumo, entre outros.
Nesta edição estarão presentes oradores experientes de várias empresas com uma experiência notável, o que é, para a Fecc, uma mais-valia para o sucesso deste Congresso.
Se quiser saber mais sobre a programação do Congresso, consulte aqui.
Para além disso, não deixe de se inscrever até dia 15 de julho e usufruir de um desconto especial aqui.

Relatório da ECHA: Atualização das necessidades de regulação de químicos perigosos

Relatório da ECHA: Atualização das necessidades de regulação de químicos perigosos
De forma a promover uma melhoria na regulação de produtos químicos perigosos na União Europeia, é necessária mais investigação científica e inovação nas metodologias utilizadas, em prol da proteção dos humanos e ambiente.
Tendo em conta este raciocínio, a ECHA lançou, em 2023, uma investigação relativamente às áreas apresentadas na Estratégia de Químicos Europeus para a Sustentabilidade (CSS), onde pretendeu dar destaque aos desafios mais prementes do setor.
Agora, em 2024, realiza uma atualização deste relatório, acrescentando informação mais detalhada acerca das áreas onde é necessária mais investigação científica.
Para conhecer as áreas e os principais desafios, segundo a ECHA, consulte aqui.

Webinar “Diagnóstico de Doenças Raras: Abordagem Multidisciplinar”

Webinar “Diagnóstico de Doenças Raras: Abordagem Multidisciplinar”
A Ordem dos Farmacêuticos estabeleceu uma parceria com a União das Associações de Doenças Raras de Portugal (RD-Portugal), que teve como primeira iniciativa a divulgação de um questionário para avaliação dos conhecimentos dos farmacêuticos portugueses sobre doenças raras, necessidades formativas e potenciais soluções.
 Os resultados deste trabalho motivaram o desenvolvimento de um plano de ação e capacitação dos farmacêuticos neste domínio. A primeira fase consistirá num ciclo de webinars que abordarão temáticas relacionadas com o diagnóstico das doenças raras e o acompanhamento dos utentes.
 O segundo webinar, intitulado “Diagnóstico de doenças raras – abordagem multidisciplinar”, realiza-se no próximo dia 25 de junho, pelas 21h00, com as participações de Ana Rute Sabino, Ana Rita Moreira, Tiago Proença dos Santos e Teresa Fildago.
 Consulte o programa aqui.
 Inscreva-se aqui.
 Esta sessão é creditada pela Ordem dos Farmacêuticos com 0.1 CDP.

1º Congresso CropLife Portugal “Pensar a Agricultura do Futuro”

1º Congresso CropLife Portugal “Pensar a Agricultura do Futuro”
Está a decorrer hoje em Lisboa, o Congresso da Croplife Portugal focado na abordagem aos desafios que o setor agrícola enfrenta e áreas de intervenção com vista à sua resolução.
A importância da intervenção dos stakeholders, desde os produtores aos representantes dos consumidores, na busca de soluções efetivas para o setor é premente e, a CropLife promove um debate onde a ciência, a produção e a nutrição aparecem na visão integrada ‘one health’ com foco no cidadão.
Manuela Cordeiro participa no evento e felicitamos a Croplife Portugal pela excelência dos oradores que foram unânimes em sublinhar a importância da (in) formação dos cidadãos, linha totalmente partilhada pela Groquifar na defesa da produção agrícola nacional.