Blog

Sistema de Preços de Referência | Aditamento de novos grupos homogéneos (1.º trimestre de 2025)

Sistema de Preços de Referência | Aditamento de novos grupos homogéneos (1.º trimestre de 2025)
No âmbito do Sistema de Preços de Referência, a lista dos Grupos Homogéneos e dos preços de referência unitários a vigorar no 1.º trimestre de 2025 foi atualizada com a inclusão de 4 grupos homogéneos repristinados e 2 novos grupos homogéneos.
Consulte a área Sistema de Preços de Referência, nomeadamente, a Circular Informativa Nº 001/CD/100.20.200 de 06/01/2025 e a Deliberação Nº 001/CD/2025, de 03/01/2025.

Delinear o futuro da gestão de pragas urbanas na Europa

Delinear o futuro da gestão de pragas urbanas na Europa
Em Roma, teve lugar uma reunião da Direção da CEPA #TheGoodPestManager em que participou a colega Manuela Cordeiro e que foi um importante marco na definição da estratégia e das ações a serem implementadas em 2025.
💡 Nesta reunião reafirmou-se o compromisso de colaboração e estreitamento de laços entre membros da CEPA, parceiros e autoridades, através da transparência, inovação e a promoção de altos padrões de profissionalismo e, sempre que possível, alavancado em sinergias europeias e globais.
👏 Agradecemos a todos os envolvidos a sua ativa participação e valiosos contributos para o setor da gestão de pragas e saúde ambiental!
🚀 Precisamos de todos, para tornarmos 2025 um ano de concretizações em prol da proteção dos cidadãos, do ambiente e das atividades económicas.

Investigação da ECHA ao uso de retardadores de chama bromada

Investigação da ECHA ao uso de retardadores de chama bromada
A ECHA, a pedido da Comissão Europeia, desenvolveu uma investigação acerca do uso e libertação de 60 retardadores de chama bromados (ABFRs) e das suas propriedades perigosas para o ambiente.
Os resultados obtidos demonstraram que o uso de ABFRs não poliméricos, que estão presentes no mercado europeu, contribuem para a poluição do meio ambiente devido à sua toxicidade e posterior libertação dos mesmos em período de vida útil.
A investigação propõe, também, sugestões de possíveis alternativas relacionadas com a reciclagem destes químicos e a gestão do seu desperdício.
Para aceder a informação mais detalhada sobre os resultados desta investigação, consulte aqui.

Formação: Gestão de Stocks e Previsão de Procura

Formação: Gestão de Stocks e Previsão de Procura
A capacidade de gerir eficazmente os stocks tem um impacto significativo na liquidez das organizações e na eficiência das suas operações.
A constituição excessiva de stocks conduz inevitavelmente a um desnecessário volume de capital empatado e, frequentemente, a vários outros riscos, incluindo os de perecimento e obsolescência da mercadoria.
Por outro lado, más decisões que conduzam a défice de existências face à procura ou consumo real terá como consequência ruturas e, portanto, vendas perdidas.
Neste curso serão abordadas várias técnicas de gestão de stocks, que promovem melhores tomadas de decisão relativamente às políticas de gestão dos inventários, em diferentes realidades e contextos das empresas. Para apoiar uma melhor definição dos níveis de stock de segurança, o curso também inclui as mais relevantes técnicas e boas práticas relativas à previsão da procura ou consumo por parte do cliente ou do mercado.
Não perca esta oportunidade e inscreva-se já!
Para proceder à sua inscrição, preencha a seguinte ficha e envie para groquifar@groquifar.pt: Ficha de Inscrição
Para informação mais detalhada, consulte: Informações sobre a Formação

Tomada de Posse dos Novos Membros dos Órgãos Sociais da Groquifar

Tomada de Posse dos Novos Membros dos Órgãos Sociais da Groquifar
No dia 3 de janeiro de 2025, ocorreu nas instalações da Groquifar a Tomada de Posse dos Novos Membros dos Órgãos Sociais da Groquifar para o Triénio 2024-2026.
Inicia-se, assim, uma nova fase para a Associação que pretende continuar a apoiar ativamente os seus Associados com todo o rigor e qualidade.
Agradecemos a confiança depositada por todos os Associados na Groquifar. Juntos somos mais fortes!

Atualização da lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa (janeiro de 2025)

Atualização da lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa (janeiro de 2025)
Infarmed publica Circular Informativa referente à atualização da lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa presente na Deliberação nº124/CD/2024.
A suspensão tem como objetivo garantir a normalização do abastecimento de medicamentos que estiveram em rutura no mês de dezembro assim como dos medicamentos que se encontram a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional.
Para consultar a lista, aceda aqui.

Restrições de uso de fosetil, fosfonatos de potássio e fosfonato de dissódio

Restrições de uso de fosetil, fosfonatos de potássio e fosfonato de dissódio
A DGAV publicou novo Ofício Circular na sequência da publicação do Regulamento (UE) n.º 2024/2619, da Comissão, de 08 de outubro do qual constam alterações a valores de Limites Máximos de Resíduos (LMR) anteriormente estabelecidos para as substâncias ativas (s.a.) fosetil, fosfonatos de potássio e fosfonato de dissódio.
Os novos LMR’s entrarão em vigor a 29 de abril de 2025, pelo que as práticas agrícolas devem ser adaptadas tendo em conta esta data.
Para aceder ao ofício circular, clique aqui: Oficio Circular

Atualização das listas sobre notificação prévia de transações de medicamentos para o exterior do país (dezembro de 2024)

Atualização das listas sobre notificação prévia de transações de medicamentos para o exterior do país (dezembro de 2024)
Como refere a Circular Informativa n.º 107/CD/100.20.200 do Infarmed foram atualizadas as listas anexas ao Regulamento sobre notificação prévia de transações de medicamentos para o exterior do país.
Estas são a lista de medicamentos cuja exportação, ou distribuição para outros Estados-membros da União Europeia, e respetivas quantidades dependem de prévia notificação pelo distribuidor por grosso ao INFARMED, I.P.  e a de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa, e que abrange todos os medicamentos críticos que estiveram em rutura no mês de novembro, bem como os medicamentos que estejam a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional.
Estas listas entram em vigor no dia útil seguinte ao da sua publicação.
Para saber mais e consultar as listas em formato eletrónico, clique aqui.

Revisão do Regulamento Europeu relativo a alterações aos termos da AIM

Revisão do Regulamento Europeu relativo a alterações aos termos da AIM
O Infarmed lançou recentemente nova Circular Informativa referente à revisão do Regulamento Europeu relativo a alterações aos termos das autorizações de introdução no mercado (AIM) – Regulamento Delegado (UE) 2024/1701 de 11 de março de 2024 – que altera o Regulamento (CE) n.o 1234/2008 de 24 de novembro de 2008.
A Revisão entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2025 e apresenta um maior impacto de trabalho (worksharing) e nos procedimentos das alterações IA.
O presente Regulamento tem como objetivo estabelecer um quadro jurídico simples, claro e flexível de forma a alcançar ganhos de eficiência, reduzir os encargos administrativos e assegurar um quadro regulamentar, com base numa abordagem baseada nos riscos.
Para consultar a Circular, aceda aqui.