Archive for month: Junho 2020

Papel da indústria química no cumprimento do Pacto Ecológico Europeu

Papel da indústria química no cumprimento do Pacto Ecológico Europeu
A indústria química tem um papel fundamental para a economia da Europa pois fornece várias cadeias de valor importantes. Por isso, esta foi uma indústria reconhecida pela Comissão Europeia no Pacto Ecológico Europeu como indispensável para a criação de uma economia forte e sustentável.
Atingir este objetivo só será possível através de um conjunto de soluções neutras e de economia circular desenvolvidas pelo setor químico. O Cefic, como entidade europeia para a indústria química, tem vindo a desenvolver diversas medidas para que a Europa se consiga tornar “neutra” até 2050.
Mais informações aqui.
Vídeo promocional do Cefic aqui.

Gestão integrada de pragas e roedores

Gestão integrada de pragas e roedores
A utilização de programas de Gestão Integrada de Pragas (IPM) pressupõe que 80% do tempo despendido seja focado na prevenção e somente 20% no recurso a produtos químicos ou outros tratamentos menos tóxicos.
No caso dos roedores, a prevenção deverá abranger a integração de práticas de saneamento e remoção de alimentos e água para reduzir o risco de instalação de roedores no interior de um espaço, criando assim um ambiente pouco apetecível para esta praga.
Assim, é vital que os profissionais de Gestão de Pragas Urbanas se foquem na prevenção através de programas de IPM que, além de reduzirem o risco de contaminação, também asseguram uma otimizada proteção da saúde pública.
Leia o artigo completo aqui.

BREXIT: Mercado de produtos fitofarmacêuticos

BREXIT: Mercado de produtos fitofarmacêuticos
Com a saída do Reino Unido da UE no início deste ano, a Comissão Europeia tem vindo a desenvolver ao longo do tempo um acordo que abrange diversos setores do mercado para que este período de transição decorra sem dificuldades, apesar das barreiras ao comércio e trocas internacionais neste momento já sentidas.
Assim, recentemente a Comissão publicou um comunicado relativo às consequências da colocação no mercado de produtos fitofarmacêuticos motivadas pelo Brexit, particularmente na aprovação de substâncias ativas e autorização de produtos fitofarmacêuticos.
Leia o comunicado na íntegra aqui.

Diretora Geral da FECC sobre a indústria de distribuição química

Diretora Geral da FECC sobre a indústria de distribuição química
Dorothee Arns, Diretora Geral da Fecc, foi recentemente entrevistada pela CHEManager sobre as tendências atuais do mercado e a visão da organização para o futuro do setor de distribuição de produtos químicos.
Atualmente, os distribuidores de produtos químicos têm de se adaptar à digitalização e segurança cibernética, ao mesmo tempo que aumentam a importância da cadeia de valor do setor e adaptam modelos de negócio a um mercado em constante mudança.
Leia a entrevista completa aqui.

Base de dados SCIP: O que precisa de saber

Base de dados SCIP: O que precisa de saber
SCIP é a Base de Dados para informações sobre Substâncias de Preocupação (Concern) em (In) artigos ou objetos (Products) em conformidade com a Directiva de Resíduos – Waste Framework Directive (WFD).
Consulte o folheto para obter uma rápida introdução à base de dados SCIP e suas obrigações. Agora disponível em 23 idiomas.
Aceda ao folheto aqui.

Uma Europa mais saudável e sustentável com o contributo dos profissionais de gestão de pragas

Uma Europa mais saudável e sustentável com o contributo dos profissionais de gestão de pragas
Saúde pública, alterações climáticas, alimentos seguros e biodiversidade são algumas das prioridades da União Europeia neste momento.
Os profissionais do setor de Gestão de Pragas e Saúde Ambiental dão diariamente o seu contributo em prol destas temáticas. Exemplo disso, tem sido o essencial e prioritário trabalho desenvolvido durante a pandemia COVID-19 na defesa da saúde pública europeia, através da desinfeção e higienização segura e profissional de espaços urbanos, estabelecimentos e residências.
A CEPA acredita que este é o momento certo para a valorização do setor de Gestão de Pragas na construção de uma Europa mais saudável e sustentável.
Vídeo da CEPA aqui.

TOP 100 – Distribuidores Químicos

TOP 100 – Distribuidores Químicos
Atualmente, os distribuidores de produtos químicos têm de se adaptar a mudanças drásticas nos padrões de procura bem como a desafios logísticos e de vendas, tentando manter o foco na saúde pública e na segurança.
A revista ICIS Chemical Business publicou recentemente uma edição especial onde classificou as empresas distribuidoras de produtos químicos a nível mundial referentes ao ano de 2019.
Conheça a lista completa aqui.

Entre 2011 e 2018 Portugal reduziu em 43% o uso de produtos fitofarmacêuticos

Entre 2011 e 2018 Portugal reduziu em 43% o uso de produtos fitofarmacêuticos
Os valores do Eurostat (Serviços de Estatística da União Europeia) falam por si: Portugal foi o Estado-Membro com a maior redução numa Europa onde a venda destes produtos se manteve constante e em redor das 360 mil toneladas/ano.
O aconselhamento técnico e a utilização racional dos produtos fitofarmacêuticos contribuem diariamente para termos uma produção agrícola sustentável.
Lembre-se: os alimentos produzidos em Portugal são seguros, saudáveis e nutritivos.
Publicação original aqui.

FORMAÇÃO: Os novos desafios legais do setor farmacêutico

FORMAÇÃO: Os novos desafios legais do setor farmacêutico
Divulgamos a nova data para a formação online “Os novos desafios legais do setor farmacêutico” a realizar-se no próximo dia 9 de julho e promovida pela B.Law – Formação Jurídica para não Juristas, com apoio institucional da GROQUIFAR.
Esta formação pretende explorar os novos aspetos legais impostos pelo coronavírus no setor farmacêutico. Além disso, a ação permitirá ainda relembrar as noções essenciais sobre corrupção e proteção de dados na indústria farmacêutica e explorar as especificidades do teletrabalho neste setor.
Os Associados da Groquifar poderão usufruir de um desconto de 20% na sua inscrição.
Inscrições para ines.caprichoso@b-law.pt