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Logística Moderna – Supply Chain Meeting 12 e 13 de Abril

“Novas realidades da supply chain – (R)evolução ou disrupção?” é o tema da edição deste ano da SUPPLY CHAIN MEETING. Uma abordagem diferente, que pretende trazer um registo inovador e visionário ao mundo da logística nacional.

 A realidade é que a tecnologia se integrou de tal forma no nosso dia-a-dia e no das empresas, que é impossível imaginar o funcionamento das cadeias de abastecimento sem algum equipamento, “gadget” ou software. São tempos de evolução vertiginosa: Drones, impressão 3D, realidade aumentada, Apps, redes sociais, Internet das coisas… com celeridade ou de forma mais lenta, a tecnologia vai entrando em todos os elos da supply chain (cadeia de abastecimento).

O SUPPLY CHAIN MEETING é uma conferência de referência, que tem como missão criar valor, trazendo mais informação, atualidade e conhecimento aos participantes. Quer através da assistência a conferências temáticas e mesas redondas, demonstrações in loco das últimas inovações, participação em painéis e uma área de exposição dedicada.

 

SUPPLY CHAIN MEETING: 12 e 13 de Abril no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira

Para mais informações, consulta de programa e inscrições, visite www.scmeeting.pt

REACH 2018: Partilha de dados para diminuição de custos

REACH 2018: Partilha de dados para diminuição de custos
Como se sabe, as substâncias produzidas ou importadas em quantidades entre 1-100 toneladas por ano, por companhia, terão de ser registadas até 31 de Maio de 2018.
A condição de partilha de informação entre empresas registantes da mesma substância é um dos pontos fundamentais do Regulamento REACH. Ao fazê-lo, as empresas reduzem o fardo burocrático, reduzem recursos financeiros e tempo despendido e evitam testes laboratoriais desnecessários, especialmente em animais vertebrados.
Um dos passos para o Registo é a organização e alinhamento com os co-registantes. O modelo de atuação vai depender, numa primeira abordagem, de a substância já estar ou não registada.
Se a substância não está registada, os co-registantes terão de criar um novo SIEF (Substance Information Exchange Forum). Isto significa, entre outras coisas, concordar nos procedimentos de trabalho conjunto, partilhar dados científicos disponíveis e decidir como colmatar as eventuais lacunas antes de preparar e submeter o dossier de Registo à ECHA. As empresas dividirão as despesas de forma justa, transparente e não-discriminatória entre os Membros do SIEF.
Se a substância já está registada, o trabalho de preparação já foi feito e o novo registante pode contactar o SIEF para fazer parte da submissão conjunta. Terão de ser negociadas as condições de acesso aos dados e uma redistribuição na divisão de custos.
A ECHA sublinha que todos os registantes devem evitar a realização de novos testes, esgotando em todas as possibilidades as vias alternativas aos testes em animais.
Estão disponíveis no site da ECHA informações práticas para os SIEFs e para a negociação com registantes já existentes.
Acesso ao documento ECHA’s REACH 2018 Roadmap
Acesso ao documento Factsheet – SIEF, data sharing and joint submission

GROQUIFAR mais uma vez representa Portugal em Bruxelas

GROQUIFAR mais uma vez representa Portugal em Bruxelas
No passado dia 10 de Março, teve lugar mais uma reunião do Comité de Responsible Care/Responsible Distribution da Fecc.
A Groquifar, fazendo parte deste Grupo de Trabalho, esteve presente fazendo um ponto de situação da implementação do Programa RC/RD em Portugal, e partilhando as boas práticas observadas em algumas das nossas empresas.
A agenda da reunião incluiu:
– Atualização do Acordo Cefic-Fecc para o Programa Responsible Care
– Ponto de situação sobre o modelo de verificação por terceira parte (TfS vs. SQAS/ESAD)
– Atualização do Programa – Versão 2.3., Janeiro 2016
– Relatório 2015 e Estatísticas na Europa nos últimos anos
Mais informações em http://fecc.org/committees/responsible-care-committee ou contactando a Groquifar.

CONGRESSO ANUAL DA FECC – Istambul, 6-8 Junho, 2016

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Congresso Anual da FECC.


Como é habitual, os Associados da Groquifar beneficiarão de condições especiais.

As inscrições anteriores a 27 de Março terão valores reduzidos.


Todas as informações
aqui

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA (23-03-2016)

A próxima Assembleia Geral Ordinária terá lugar no dia 23 de Março de 2016, às 15.00h na sede da GROQUIFAR, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Apreciação e aprovação do Relatório e Contas da Direção e do Parecer do Conselho Fiscal de 2015;

2. Discussão e deliberação sobre proposta de revisão estatutária;

3. Outros assuntos.

Compromisso para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde, 2016 – 2018

 A GROQUIFAR e o Ministério da Saúde assinaram na passada sexta-feira, dia 26 de Fevereiro, o “Compromisso para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde, 2016 – 2018”.

O documento não contém nenhuma medida concreta relativamente aos setores que o subscreveram mas princípios de caráter geral, que servirão de base ao desenvolvimento de políticas de saúde nos próximos anos, à garantia da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Este compromisso evidencia a importância de convergir esforços entre as instituições públicas e os agentes económicos, em torno de quatro pilares estratégicos: Acesso, inovação e sustentabilidade; Utilização racional do medicamento e produtos de saúde; Supervisão do mercado; e Investigação, desenvolvimento e competitividade.

Para Diogo Gouveia, Presidente da Direção da Divisão Farmacêutica da GROQUIFAR, “este Compromisso reforça a parceria entre o Ministério da Saúde e os diversos intervenientes privados do setor, envolvendo-os e motivando-os para de forma aberta, colaborante e convergente contribuírem para a sustentabilidade e desenvolvimento do SNS”.

O documento foi assinado entre o Ministério da Saúde e as associações do setor da indústria farmacêutica, da distribuição grossista e das farmácias, a APIFARMA, a APOGEN, a GROQUIFAR, a ANF, a AFP, a APORMED e a NORQUIFAR.

A cerimónia de assinatura realizou-se, no Teatro Thalia, Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.

Compromisso para a sustentabilidade e o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde, 2016 – 2018

Compromisso para a sustentabilidade e o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde, 2016 – 2018

A GROQUIFAR e o Ministério da Saúde assinaram na passada sexta-feira, dia 26 de Fevereiro, o “Compromisso para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde, 2016 – 2018”.

O documento não contém nenhuma medida concreta relativamente aos setores que o subscreveram mas princípios de caráter geral, que servirão de base ao desenvolvimento de políticas de saúde nos próximos anos, à garantia da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Este compromisso evidencia a importância de convergir esforços entre as instituições públicas e os agentes económicos, em torno de quatro pilares estratégicos: Acesso, inovação e sustentabilidade; Utilização racional do medicamento e produtos de saúde; Supervisão do mercado; e Investigação, desenvolvimento e competitividade.

Para Diogo Gouveia, Presidente da Direção da Divisão Farmacêutica da GROQUIFAR, “este Compromisso reforça a parceria entre o Ministério da Saúde e os diversos intervenientes privados do setor, envolvendo-os e motivando-os para de forma aberta, colaborante e convergente contribuírem para a sustentabilidade e desenvolvimento do SNS”.

O documento foi assinado entre o Ministério da Saúde e as associações do setor da indústria farmacêutica, da distribuição grossista e das farmácias, a APIFARMA, a APOGEN, a GROQUIFAR, a ANF, a AFP, a APORMED e a NORQUIFAR.

A cerimónia de assinatura realizou-se, no Teatro Thalia, Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.

Protocolo São Vicente Seguros

A Divisão Farmacêutica estabeleceu um protocolo de colaboração com a empresa São Vicente Seguros, SA. (SVS), mediadora da contratação de seguros, como serviço complementar prestado pela Associação aos seus Associados. A SVS exerce a sua atividade de consultoria e mediação de seguros há mais de vinte anos, e tem vindo a crescer de forma segura e sustentada em três áreas de negócio diferenciadas: Vida, Private e Grupos de Afinidade e Risco Empresarial, estabelecendo protocolos específicos com parceiros prestigiados que garantem know-how acrescido aos seus produtos.

Esta parceria com a Divisão Farmacêutica tem como principal objetivo o desenvolvimento e criação de valor para todos os Associados, quer ao nível da consultoria de seguros, através da criação do gabinete de apoio ao Associado para a gestão de risco, quer ao nível do desenvolvimento de produtos e serviços específicos para o setor e grupos de afinidade.