Archive for date: 24 de Abril, 2020

Regulamento 2020/507 da Comissão Europeia

Regulamento 2020/507 da Comissão Europeia
O novo Regulamento Europeu 2020/507 altera o artigo 4º, nº 5 do REACH e aumenta a quantidade de dossiers a serem verificados pela ECHA quanto à sua conformidade:
– Para substâncias produzidas/fabricadas na Europa em quantidades superiores a 100 toneladas por ano: pelo menos 20% até 31 de dezembro de 2023;
– Para substâncias produzidas/fabricadas na Europa em quantidades inferiores a 100 toneladas por ano: pelo menos 20% até 31 de dezembro de 2027.
Consulte o novo Regulamento aqui. 

AGRICULTURA EM TEMPOS DE CRISE: Desafios e Oportunidades das Cadeias de Abastecimento

AGRICULTURA EM TEMPOS DE CRISE: Desafios e Oportunidades das Cadeias de Abastecimento
A consultora Consulai promoveu esta semana mais um webinar onde se debateram os cenários com que se deparam as cadeias de abastecimento de produtos agrícolas no atual contexto pandémico de COVID-19.
A resiliência e capacidade de adaptação do setor à atualidade foram destacadas por todos os oradores que consideram que as parcerias criadas ao longo do tempo foram fulcrais para assegurar a sobrevivência do setor agrícola e a continuidade de fornecimento de produtos ao consumidores.
Isabel Barros (Presidente da APED) salientou que a distribuição está a assistir a uma preferência pelas compras online para adquirir produtos alimentares. Realçou também a importância das parcerias com os produtores locais que tornaram as cadeias de abastecimento mais curtas e sustentáveis, ressalvando que foi possível criar “sistemas de formação, desenvolvimento e de investigação mútuos”.
Já Jorge Henriques (Presidente da FIPA) mencionou que esta pandemia veio trazer sacrifícios à indústria agroalimentar, mas que esta é uma indústria que está em constante evolução. “Temos de aproveitar para nos reinventarmos”, afirmou, destacando que o setor não será o mesmo após esta pandemia, mas que existe espaço para inovar e alterar procedimentos.
Por fim, Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente da CAP) destacou que as dificuldades trazem oportunidades, como por exemplo a valorização da proximidade e de práticas mais sustentáveis. O Presidente da CAP mencionou também que as políticas agrícolas terão de decorrer com as menores perturbações possíveis, concluindo a sua intervenção fazendo um apelo à união das cadeias de abastecimento para “conseguiremos encontrar um novo futuro”.
Recordamos que o ciclo “Agricultura em Tempos de Crise” se iniciou a 31 de março, com o desafio da Consulai para juntos refletirmos e anteciparmos o futuro do setor agrícola.
Assista ao webinar completo aqui.