Legionella

Legionella

A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada em número reduzido, em ambientes aquáticos naturais como, rios lagos ou reservatórios e também em sistemas de arrefecimento, redes prediais de água quente e de água fria, sistemas de água climatizada de uso recreativo ou terapêutico.

São conhecidas cerca de 47 espécies de Legionella sendo a Legionella pneumophila confirmada como a mais patogénica. A exposição a esta bactéria pode provocar uma infeção respiratória que quando inalada, pode causar a chamada doença do legionário – uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências na saúde.

A infeção é transmitida por inalação de gotículas de vapor de água contaminada como em aerossóis, chuveiro e torneiras, termas, fontes, saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado.

De modo a diminuir e prevenir a contaminação de Legionella pneumophila e os seus riscos associados é importante tomar medidas de precaução para promover e manter as superfícies dos sistemas limpas de contágio.

Segundo o IPQ (Instituto Português da Qualidade), Portugal desde 1986 está inserido no Grupo Europeu para o Estudo de Infeções por Legionella, (EWGLI). O Decreto-Lei no 79/2006, de 4 de abril, “Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios”, Número 9, do Artigo 29º estabelece que: “Em edifícios com sistemas de climatização em que haja produção de aerossóis, nomeadamente onde haja torres de arrefecimento ou humidificadores por água líquida, ou com sistemas de água quente para chuveiros onde a temperatura de armazenamento seja inferior a 60ºC as auditorias da Qualidade do Ar Interior (QAI) incluem também a pesquisa da presença de colónias de Legionella em amostras de água recolhidas nos locais de maior risco, nomeadamente tanques das torres de arrefecimento, depósitos de água quente e tabuleiros de condensação, não devendo ser excedido um número superior a 100 UFC”.

“A Agência de Saúde Pública Catalunha fecha a rede de água quente num hotel em Roses depois de detetar um surto de legionella”

Em Abril de 2013 e pela segunda vez, o Hotel Victoria teve ordens de fechamento por parte da Agência de Saúde Pública após a deteção outros casos de legionella. Como resultado, centenas de turistas franceses que estavam hospedados no Hotel Victoria em Roses (Girona) tiveram de ser transferidos para outros estabelecimentos que a cadeia de hotéis Prestige tem na cidade.

As autoridades de saúde da Catalunha averiguaram a situação através de análises às amostras coletadas no hotel obtendo resultados positivos. Desde então, além de tomar uma ação corretiva na rede de água a agência pediu repetidamente à gestão do centro para prosseguir a limpeza e desinfeção das instalações,.

Para mais informações consultar: http://www.anecpla.com/contenido-anecpla-4272