Blog

Cerca de meia centena de farmácias comunitárias recebeu o “Prémio Ambiente Valormed 2016”

Cerca de meia centena de farmácias comunitárias recebeu o “Prémio Ambiente Valormed 2016”

Decorreu no passado dia 18 de Novembro no Edifício Espelho D’Água em Lisboa, mais uma cerimónia de entrega do Prémio Ambiente VALORMED 2016, através da qual a VALORMED pretende evidenciar e reconhecer o importante e imprescindível trabalho que é desenvolvido pelas farmácias comunitárias, com a colaboração direta dos distribuidores associados da GROQUIFAR.

A GROQUIFAR esteve representada pela Dra. Marta Santos, vogal da Mesa da Assembleia Geral da Valormed.

O sucesso da VALORMED mede-se pela participação de quase todas as farmácias que cobrem integralmente o território nacional, salientando-se que em 2015 foram recolhidas 1.036 t de resíduos, representando em média cerca de 357 kg por farmácia quando em 2006 tal valor representava 201 kg.

O papel das farmácias tem sido crucial na consciencialização da população e divulgação das campanhas de comunicação que são organizadas, transmitindo a indispensável e necessária visibilidade à VALORMED como, por exemplo, a Missão Ambiente 2016-2017 que contando com a colaboração dos agrupamentos de escuteiros se iniciou no passado dia 21 de Novembro.

Foi também devidamente assinalado o importante e decisivo papel das restantes farmácias aderentes e de todos os intervenientes no sistema, nomeadamente, embaladores e distribuidores farmacêuticos.

A VALORMED, com 17 anos de existência e sendo um projeto inovador e pioneiro a nível europeu e mundial, tem-se afirmado como a maior iniciativa colaborativa do sector farmacêutico nacional em matéria ambiental, o qual permite oferecer à sociedade um modelo de gestão eficaz que concilia a atenção para com a saúde e para com a natureza. Deste modo, os portugueses têm a possibilidade de depositarem os restos dos medicamentos de origem doméstica nos contentores VALORMED existentes nas farmácias, os quais são depois encaminhados, com a colaboração da Distribuição Farmacêutica, para um tratamento eficaz e adequado.

A GROQUIFAR congratula-se com o contínuo sucesso deste projeto e subscreve os votos de Luís Figueiredo, Diretor Geral da VALORMED: Em face das exigências expressas na nova licença de atividade atribuída, “que até 2020 possamos duplicar a quantidade de resíduos recolhidos”, suscitando as farmácias a motivarem os utentes no momento da venda dos produtos para a necessidade de fazerem uma inspeção periódica da farmácia doméstica e devolução dos produtos de que já não necessitam.