Blog

Oportunidades e desafios da distribuição farmacêutica na relação com SNS

Oportunidades e desafios da distribuição farmacêutica na relação com SNS

Para sessão de trabalho dedicada ao Futuro foram convidados o Eng.º Bruno Candeias, Diretor de Compras e Logística da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o Dr. Armando Alcobia, Diretor de Farmácia do Hospital Garcia da Horta e o INFARMED representado pelo Dr. Luís Sande e Silva, Diretor de Unidade de Inspeção.

Foram apontadas diversas oportunidades para a distribuição na relação com o SNS:

  • Atendendo ao facto de que 70% dos medicamentos do mercado hospitalar são consumidos fora das instalações hospitalares, deverá ser estudada a passagem de alguns medicamentos exclusivos do mercado hospitalar para o canal de ambulatório, assegurando a segurança de utilização com o benefício da melhoria da acessibilidade, adesão terapêutica, disponibilidade de produto e otimização de custos.
  • Deve ser estudado e analisado o contributo que a rede de farmácias comunitárias pode dar na melhoria da adesão á terapêutica e uso racional de medicamentos hospitalares muito dos quais de elevado custo e peso no orçamento da saúde.
  • Aplicar a eficiência operacional e qualidade dos serviços prestados pela distribuição farmacêutica aos hospitais.
  • A oportunidade da logística hospitalar deve ser encarada numa perspetiva alargada nas diversas áreas e não só nos medicamentos.
  • Deverá ser analisada e estudada numa perspetiva integrada e adaptada aos novos modelos de organização dos organismos de saúde.