Archive for date: 21 de Agosto, 2020

Campanha de sensibilização da Valormed na Rádio Comercial

Campanha de sensibilização da Valormed na Rádio Comercial
A partir do próximo dia 24 de agosto e até ao dia 18 de setembro esteja atento à Rádio Comercial para ouvir o spot com a campanha de sensibilização da Valormed relativa à gestão responsável de embalagens vazias e medicamentos fora de uso.
Convidamos todos os nossos Associados a ouvir a Rádio Comercial entre as 07:00-11:00 horas e as 17:00-21:00 para ficar a conhecer mais uma campanha da Valormed.

Governo decreta reforço do stock de medicamentos e dispositivos médicos

Governo decreta reforço do stock de medicamentos e dispositivos médicos
O Governo decidiu avançar com o reforço de stocks de medicamentos e de diversos equipamentos médicos, assim como da reserva estratégica nacional, devido à imprevisibilidade da pandemia de covid-19.
De acordo com o Despacho n.º 8057/2020, publicado em Diário da República, a 19 de agosto, as unidades hospitalares do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e restantes unidades de saúde do SNS e do Ministério da Saúde devem reforçar os stocks de medicamentos, de dispositivos médicos, de equipamentos de proteção individual, de reagentes e de outro material de laboratório.
Neste despacho é sugerido o reforço dos stocks de medicamentos, dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, reagentes e outros materiais de laboratório devem ser reforçados no mínimo em 20%, relativamente ao consumo registado no segundo semestre de 2019 quanto aos medicamentos, e relativamente ao consumo registado no primeiro semestre do ano em curso quanto aos demais produtos.
O diploma foi elaborado a partir das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e do Infarmed, e assinado a 13 de agosto pela Ministra da Saúde, Marta Temido.
Este delega na DGS, no INSA e no Infarmed o reforço da reserva estratégica nacional de medicamentos e dispositivos, mediante a aquisição imediata dos medicamentos, dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, desinfetantes e material para testes laboratoriais, nomeadamente zaragatoas e reagentes de extração e diagnóstico.
As quantidades a reforçar em cada produto serão determinadas pelas três entidades do Serviço Nacional de Saúde acima identificadas. Já o armazenamento e a distribuição da reserva estratégica nacional de medicamentos e dispositivos ficam a cargo do Laboratório Militar, com a colaboração do Infarmed e das empresas fornecedoras. O INSA fica responsável pelo armazenamento dos reagentes necessários para os testes.
A lista divulgada em Diário da República inclui analgésicos, antibióticos, antipiréticos, antivirais ou corticosteroides, entre muitos outros utilizados na atividade diária das Unidades de Saúde.
Pode consultar o Despacho n.º 8057/2020, de 19 de agosto em baixo.

DGS espera vacinar contra a gripe mais de 2 mil pessoas antes do Inverno

DGS espera vacinar contra a gripe mais de 2 mil pessoas antes do Inverno
Segundo a Direção Geral da Saúde, este ano a campanha de vacinação “será diferente”, já que o objetivo passa por ter dois milhões de pessoas vacinadas antes do inverno, e para tal anunciou que a campanha deverá ser antecipada para os primeiros dias de outubro.
Nos últimos anos, as vacinas para a gripe têm começado a ser administradas a partir de 15 de outubro.
Quanto às doses e à sua distribuição, Graça Freitas informou que serão distribuídas “o mais rapidamente que conseguirmos por todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde”. Aliás, nesta campanha, o objetivo da DGS é reencaminhar para os serviços de saúde as vacinas assim que estas cheguem, fazendo que a vacinação dependa mais da entrega das doses do que da distribuição nacional.
De acordo com Graça Freitas, a entrega das vacinas contra a gripe está nas mãos de duas empresas, sendo que as vacinas “não chegam todas no mesmo dia”. Vão chegar em lotes, sendo que “a primeira tranche será de mais de 300 mil doses que chegarão nos primeiros dias de outubro”, garantiu a responsável, acrescentando que depois “têm que ser desalfandegadas e há toda a tramitação que nós vamos tentar acelerar com as firmas e com o Infarmed”.
Ainda sobre a administração da vacina e em matéria de prioridade, explicou que dentro dos grupos considerados de risco, avançam primeiro os utentes e funcionários de lares e os profissionais de saúde. “Depois, à medida que vão chegando as outras tranches, vamos fazendo vacinação intensiva”, rematou.
Graça Freitas anunciou ainda que está a ser estudada a possibilidade de elaborar uma campanha de sensibilização para “escoar todas as vacinas rapidamente”, nomeadamente, a criação de novos pontos de toma das vacinas, como pavilhões municipais. “Fá-lo-emos, se for necessário”, garantiu a responsável.
[Fonte: Atlas da Saúde] 

Programa de controlo de mosquitos

Programa de controlo de mosquitos
Desde o final do século XIX que algumas espécies de mosquitos foram sendo associadas a risco para a saúde pública, por serem importantes vetores transmissores de vírus causadores de doenças – como a malária e mais recentemente o dengue, o Zyka e outros – que afetam pessoas e animais em todo o mundo. Na Europa, nas últimas duas décadas, foram identificados vários casos de dengue cuja transmissão preferencial é feita pelo mosquito Aedes aegypti/Aedes albopictus.
Os profissionais de Gestão de Pragas têm uma tarefa essencial na implementação de programas eficazes de controlo de mosquitos. Desde o conhecimento e identificação da espécie e do seu habitat preferencial, seguindo-se uma adequada seleção dos equipamentos e meios para um bem sucedido programa de gestão da praga, assegurando a saúde e bem-estar da população.
O dia 20 de agosto foi declarado Dia Mundial do Mosquito para assinalar a data em que, em 1897, o Dr. Ronald Ross estabeleceu o papel do mosquito Anopheles na transmissão da malária.