Norma portuguesa serviços de controlo de pragas – Requisitos e competências
O Instituto Português da Qualidade (IPQ), criou uma nova Comissão Técnica, por iniciativa da Diretora do Departamento de Normalização, Dra. Maria João Graça.
A Comissão é constituída por várias entidades oficiais e particulares que se ocupam das matérias relacionadas com o serviço de controlo de pragas urbanas (Direção-Geral de Saúde, Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Direção-Geral das Atividades Económicas, Valorfito, Faculdade de Medicina Veterinária, entre outras).
A Groquifar aceitou o desafio apresentado pelo IPQ, assumindo a responsabilidade de presidir e secretariar a Comissão Técnica, desde a reunião 00 que teve lugar a 19 de Maio.
Nesta reunião foi definido como âmbito desta Comissão: a Normalização [em Portugal] da gestão integrada do controlo de pragas urbanas e acompanhamento do CEN/TC 404.
O primeiro passo,a tradução para português da Norma, foi já dado pela Groquifar. O documento será analisado e aprovada a sua versão final, num trabalho que irá ser iniciado na próxima reunião, dia 25 de Junho.
O CEN prevê 6 meses para a implementação da Norma em cada país, após a sua aprovação a nível europeu