Blog

Norma Europeia EN 16636

Norma Europeia EN 16636

Até ao final da Primavera, previsivelmente, será publicada a Norma Europeia EN 16636, resultante do trabalho conjunto do CEN (Comité Europeu de Normalização), CEPA (Confederação Europeia do Serviço de Controlo de Pragas Urbanas) e das suas Associações Nacionais, entre as quais a Groquifar, iniciado em 30 de Julho de 2010.
Esta Norma, que visa a protecção da Saúde Pública, dos bens e do ambiente, define as exigências e competências dos operadores de controlo de pragas, especificando os requisitos para os serviços de gestão de pragas urbanas e processos a serem cumpridos pelos seus profissionais.
O Comité Técnico 404 do CEN, composto por elementos dos Institutos de Qualidade dos vários países e por observadores da CEPA, levou quatro anos a escrever e fazer aprovar a EN 16636. Após a consulta pública em Dezembro de 2013, foram recebidos, avaliados e respondidos mais de 300 comentários das mais diversas origens geográficas.
Em Assembleia desta Divisão, em Outubro de 2013, todos os Associados foram consultados e tiveram a oportunidade de, em presença da DGS, emitir a sua opinião e comentários sobre o Draft da Norma Europeia.
A posição da Associação foi transmitida ao IPQ, assim como o voto positivo de Portugal, que foi oficialmente comunicado por aquele Instituto ao CEN, responsável pela Norma.
Assim como a Groquifar, outras 16 Associações Nacionais aprovaram a Norma, não tendo havido nenhum voto contra, num processo de votação iniciado a 9 de Novembro e terminado um mês depois, a 9 de Dezembro de 2014.
Aguardamos então a sua publicação (inicialmente em inglês e em alemão), certos do seu impacto nesta actividade, e organizando desde já o pensamento empresarial neste sentido.