Blog

Ministro anuncia poupanças na área dos dispositivos médicos

Ministro anuncia poupanças na área dos dispositivos médicos

O ministro da Saúde revelou hoje que o Governo vai poupar na área dos dispositivos médicos, com a qual o SNS gasta mil milhões de euros por ano, só nos hospitais públicos.

 

À margem da cerimónia da tomada de posse do conselho diretivo da autoridade nacional do medicamento e produtos de saúde (Infarmed), o ministro Paulo Macedo disse que na área dos dispositivos médicos «tudo estava por fazer».

 

Nesse sentido, o Ministério da Saúde prepara-se para «avançar paulatinamente» neste setor que, segundo Paulo Macedo, movimenta mais de mil milhões de euros por ano, nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O primeiro trabalho da equipa de Paulo Macedo nesta matéria, a cargo do Infarmed, é a codificação dos dispositivos médicos, já estando concluída a que envolve a área da cardiologia. Seguem-se outras, como a ortopedia», disse.

 

Questionado sobre os níveis de poupança que o seu Ministério da Saúde espera obter neste domínio, Paulo Macedo adiantou apenas o que lhe têm transmitido alguns administradores hospitalares.

 

«O que me dizem [os administradores dos hospitais] é que cada vez que se negoceiam os preços de alguns destes dispositivos médicos, conseguem-se poupanças na ordem dos 20, 30 e até 40 por cento», contou Paulo Macedo.