Blog

GROQUIFAR: Passado, Presente e Futuro

GROQUIFAR: Passado, Presente e Futuro

Associação empresarial, constituída por empresas que se dedicam à comercialização/distribuição de produtos químicos, farmacêuticos, fitofarmacêuticos e de controlo de pragas urbanas, fundada em 1931 com a designação de Associação Comercial de Droguistas do Sul de Portugal.

Após várias alterações de nomenclatura, em 1975 constituiu-se como associação patronal cuja denominação passou a ser a que vigora atualmente: Groquifar – Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos. Em 1980 foi alargado o âmbito da Groquifar a todo o território Nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Em 2004 procedeu-se a uma revisão estatutária global, apetrechando a Associação de novos instrumentos de forma a agilizar internamente cada um dos setores que representa, bem como dotá-la de uma maior eficácia no plano externo.

A Direcção é constituída por um Presidente, cinco Vice-Presidentes, dois Vogais e cinco Suplentes. Cada um dos Vice-Presidentes é por sua vez o presidente de cada uma das cinco Divisões. Estas contam na sua constituição mais dois a quatro Vogais, sendo a assessoria garantida por dois Secretários Executivos e uma empresa de consultadoria.

Na estrutura interna, a Groquifar integra cinco Divisões representativas do nosso âmbito de atividades: Farmacêutica; Agro-químico; Veterinária; Química; Controlo de Pragas.

O objetivo principal da Groquifar é assegurar a representação das empresas Associadas e a defesa dos seus interesses junto das entidades públicas, nacionais ou internacionais e outras.

No cumprimento deste objetivo, somos o veículo de comunicação entre os nossos Associados e as várias entidades públicas ou privadas, e funcionamos como plataforma de apoio aos nossos membros, para a construção ou consolidação pró-ativa dos vetores essenciais ao saudável crescimento dos vários sectores de atividade, como as questões legais, técnicas, ambientais e de recursos humanos, entre outras.

Para além disso, temos meios e recursos que nos possibilitam uma ampla divulgação de informação legislativa e técnica (genérica ou mais específica), bem como uma consultadoria jurídica, especialmente no âmbito fiscal-laboral. A Groquifar é outorgante na negociação dos Contratos Coletivos de Trabalho, para os setores de atividade por si representados.

Paralelamente, todas as empresas Associadas são, naturalmente, consideradas nas suas posições, opiniões e sugestões, criando um canal aberto, bidirecional, com a Direção.

A Groquifar é membro das seguintes organizações nacionais e internacionais:

CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

FECC – European Association of Chemical Distributors

GIRP – Groupement International de La Répartition Pharmaceutique

CEPA – Confederation of European Pest Control Association

Conquistámos, ao longo dos anos, uma imagem e poder de intervenção reconhecido de grande peso no tecido empresarial português. No futuro, perante os desafios que o país enfrenta, o nosso conhecimento da realidade em vários setores da economia será um contributo importante na defesa do interesse coletivo das empresas que representamos, para que o crescimento económico seja uma realidade no mais curto espaço de tempo.