Blog

Farmácias em risco de fechar

Farmácias em risco de fechar

A atual política de preço dos medicamentos pode levar ao encerramento de muitas farmácias, disse à agência Lusa a presidente de uma associação do setor, noticia a agência Lusa.

“Ou despedem gente ou fecham as portas”, disse à agência Lusa a presidente da associação que hoje foi ouvida, ontem, na Comissão parlamentar de Saúde.

A situação deve-se, em parte, à redução de preços dos medicamentos que tem vindo a ser imposta pelo Governo, acrescentou a dirigente da organização que congrega 150 das cerca de 2.800 farmácias existentes no país.

Antes, as farmácias tinham uma margem de lucro de 18,5 por cento em todos os medicamentos que vendiam, mas o regime foi alterado e agora passou a ser um valor fixo de acordo com o custo dos medicamentos.

A responsável deu como exemplo os medicamentos que custam mais de 50 euros, pelos quais as farmácias têm agora um lucro fixo de 10 euros por embalagem. “Tem que haver alguém que ponha travão nisto”, considera, criticando a “alteração constante” de preços, que, em seu entender, não deveria ocorrer mais do que duas vezes por ano.