Compromisso para a sustentabilidade e o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde, 2016 – 2018
A GROQUIFAR e o Ministério da Saúde assinaram na passada sexta-feira, dia 26 de Fevereiro, o “Compromisso para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde, 2016 – 2018”.
O documento não contém nenhuma medida concreta relativamente aos setores que o subscreveram mas princípios de caráter geral, que servirão de base ao desenvolvimento de políticas de saúde nos próximos anos, à garantia da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Este compromisso evidencia a importância de convergir esforços entre as instituições públicas e os agentes económicos, em torno de quatro pilares estratégicos: Acesso, inovação e sustentabilidade; Utilização racional do medicamento e produtos de saúde; Supervisão do mercado; e Investigação, desenvolvimento e competitividade.
Para Diogo Gouveia, Presidente da Direção da Divisão Farmacêutica da GROQUIFAR, “este Compromisso reforça a parceria entre o Ministério da Saúde e os diversos intervenientes privados do setor, envolvendo-os e motivando-os para de forma aberta, colaborante e convergente contribuírem para a sustentabilidade e desenvolvimento do SNS”.
O documento foi assinado entre o Ministério da Saúde e as associações do setor da indústria farmacêutica, da distribuição grossista e das farmácias, a APIFARMA, a APOGEN, a GROQUIFAR, a ANF, a AFP, a APORMED e a NORQUIFAR.
A cerimónia de assinatura realizou-se, no Teatro Thalia, Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.