Blog

Meganegócio na distribuição de medicamentos: Walgreens compra Alliance Boots

Meganegócio na distribuição de medicamentos: Walgreens compra Alliance Boots

Nasce gigante mundial na distribuição de medicamentos em operação que envolve uma verba maior do que o défice de Portugal.
É um meganegócio no setor da distribuição de medicamentos.

Por 16,2 mil milhões de dólares, a Walgreens, o maior distribuidor de medicamentos e de produtos de saúde dos EUA, vai comprar a líder do setor a nível europeu, a Alliance Boots, sedeada no Reino Unido.

São cerca de 12,8 mil milhões de euros, mais do que o nosso défice de 9,2 mil milhões de euros, em 2011 (valor ao qual foram descontados 3,3 mil milhões de euros por conta da transferência dos fundos de pensões da banca).

Será, assim, criado o maior grupo mundial de distribuição de medicamentos e de produtos de saúde e bem-estar, com mais de onze mil lojas espalhadas por doze países, incluíndo Portugal, segundo comunicado conjunto da Alliance Boots e da Walgreens.

As empresas adiantam também que o novo grupo passará a ser “o maior grossista do setor com uma rede de 370 centros de distribuição, abastecendo um total de 170 mil farmácias, médicos, centros de saúde e hospitais em 21 países”.

A primeira fase da operação deverá estar concluída em setembro e prevê a compra pela Walgreens de 45% da Alliance Boots por 6,7 mil milhões de dólares (cerca de 5,3 mil milhões de euros), dos quais 4 mil milhões em dinheiro e o restante em 83,4 milhões de ações.

No prazo de três anos, a Walgreens poderá concretizar a aquisição dos restantes 55% do capital da Alliance por mais 9,5 mil milhões de dólares (cerca de 7,5 mil milhões de euros), igualmente em dinheiro e em títulos (a cotação será de aproximadamente 1,55 dólares cada ação).

A Alliance Boots detém uma participação de 49% na Alliance Healthcare, controlada pela Associação Nacional das Farmácias.