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DIVISÃO FARMACÊUTICA
VALORMED
A transposição da Directiva comunitária 94/62/CE criou uma legislação específica sobre os resíduos de embalagens, obrigando todas as empresas ao cumprimento de normas de gestão de resíduos de embalagens.

A VALORMED foi criada em 1999 como Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos Lda. Em Fevereiro de 2000 foi licenciada  pelos Ministérios do Ambiente e Ministério da Economia, como Sociedade Gestora do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e Medicamentos (SIGREM) fora de uso após consumo.

A VALORMED foi uma entidade pioneira no nosso país. O seu objectivo principal é gerir um sistema que leve a uma cada vez maior recolha e valorização energética de embalagens de medicamentos fora de uso.
Procura-se assim, minimizar o impacto ambiental negativo destes resíduos, processando a sua recolha e respectivo tratamento.

Conscientes da especificidade do medicamento mesmo enquanto resíduo, a Indústria Farmacêutica, responsável pela gestão do processo, associou-se com os restantes intervenientes da “fileira do medicamento” – Distribuidores e Farmácias – criando a VALORMED (www.valormed.pt).

A VALORMED tem como sócios fundadores as principais associações representativas do sector do medicamento:

- APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica;
- ANF – Associação Nacional das Farmácias;
- FECOFAR – Federação das Cooperativas de Distribuição Farmacêutica;
- GROQUIFAR – Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos.

No intuito de estabelecer um sistema próprio para o sector farmacêutico devido à especificidade do medicamento, por razões de saúde pública e ambientais, o Governo, através do Instituto Nacional de Resíduos, licenciou a VALORMED como entidade que permite às empresas daquele sector cumprir o preceituado na lei em matéria de resíduos.

Os cuidados especiais exigidos na manipulação dos medicamentos aconselham a que os respectivos resíduos tenham um sistema seguro de recolha, em contentores devidamente identificados e invioláveis.

No sistema VALORMED, o material recolhido é objecto de um processo de triagem, sendo reencaminhado para sistemas de reciclagem e tratamento adequados para valorização energética. Através do sistema de incineração os resíduos contribuem para a produção de energia, não sendo um simples sistema de eliminação dos mesmos.

No entanto, para que este processo aconteça, os utentes devem entregar na farmácia as embalagens de medicamentos fora do prazo ou que já não são utilizados.

Só assim, se pode cuidar melhor da saúde e do ambiente.

A recolha de resíduos tem vindo a apresentar um constante crescimento. Em 2008 foram recolhidas 703 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso, representando um acréscimo de 10% relativamente ao ano anterior.

Em 2007 o âmbito de intervenção da VALORMED foi alargado não só para os resíduos de embalagens de medicamentos e produtos equiparados, recolhidos em farmácias comunitárias, mas também para resíduos de embalagens de medicamentos separados em farmácias hospitalares, resíduos de embalagens de venda provenientes das devoluções das farmácias e distribuidores, bem como resíduos de embalagens de medicamentos e produtos de uso veterinário.

No âmbito das atribuições da Divisão Farmacêutica, a GROQUIFAR associou-se ao projecto da VALORMED. Participamos, por um lado, no seu capital social e por outro, no serviço das recolhas dos contentores VALORMED prestado por dez empresas nossas associadas. Estas empresas asseguram a logística operacional da recolha a partir das Farmácias, aproveitando de forma integrada e optimizada os circuitos de distribuição de medicamentos. A sua participação directa na gestão do SIGREM garante a continuidade dos fluxos físicos do Sistema sem rupturas.

Estes níveis de participação inserem-se nos objectivos da GROQUIFAR: partilhar responsabilidades sociais, ao mesmo tempo que reflectem a filosofia e espírito de parceria que caracteriza as Empresas de Distribuição nossas associadas
 
   
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