Preencha todos os campos:

DIVISÃO FARMACÊUTICA
OBJECTIVOS
DISTRIBUIÇÃO GROSSISTA FARMACÊUTICA

O medicamento certo, no lugar certo, no tempo certo.

A Distribuição Grossista Farmacêutica assume na fileira do medicamento a função e o compromisso de colocar o produto farmacêutico acessível ao utente no local mais próximo e no mais curto espaço de tempo, ou seja, em todas as farmácias do território nacional, independentemente da sua dimensão ou da sua localização geográfica.

A Distribuição Grossista Farmacêutica é uma actividade licenciada e regulada pelo Instituto da Farmácia e do Medicamento – INFARMED (www.infarmed.pt), sujeita a legislação específica prevista no actual Estatuto do Medicamento (Decreto-Lei 176/2006, de 30 de Agosto), complementada pelas normas de Boas Práticas de Distribuição (Portaria n.º 348/98, de 15 de Junho), cumprindo todos os critérios para que o medicamento atinja o seu objectivo.

Os agentes envolvidos na distribuição grossista são enquadrados em três tipos:

- Pré-Grossistas;
- Grossistas full line;
- Grossistas short line.

A história recente conta-nos que o forte movimento de empresas cooperativas foi decisivo para consolidar o sector.

O papel do grossista full line com frota de distribuição própria encurtou a distância e o tempo de serviço, com garantia de melhor acompanhamento do produto e melhor  serviço à comunidade.

Nos anos noventa, com o envolvimento dos grupos multinacionais da distribuição farmacêutica, de que resultou a integração da maioria dos operadores independentes e regionais, o sector grossista operou um avanço sensível com ganhos de produtividade e competitividade mas com dificuldades para a maioria das empresas independentes de capital nacional.

Nas empresas short line inclui-se um elevado número de empresas titulares de AIM’s, que se encontram licenciadas para a distribuição dos seus produtos. Integram-se ainda nesta classe, algumas empresas da distribuição que exercem actividade com um grupo restrito de produtores.

Mais recentemente surgiu o conceito de distribuição pré-grossista, cuja acção visa realizar fundamentalmente a logística entre produtor-grossista-retalho e que será seguramente influente na evolução qualitativa da distribuição.

Assim, através da qualidade e eficiência dos serviços prestados, as empresas de Distribuição Farmacêutica desenvolvem as suas actividades em benefício das comunidades onde se integram, contribuindo deste modo para a melhoria global da Saúde Pública.

A Divisão Farmacêutica da GROQUIFAR que engloba empresas grossistas de produtos farmacêuticos, através do seu fortalecimento e da sua crescente capacidade representativa, pretende apoiar as empresas filiadas garantindo para isso, uma intervenção activa junto da Administração Pública e Poderes Comunitários, assegurando a representação dos Associados e a defesa dos seus interesses junto das entidades públicas, nacionais e estrangeiras.

Neste sentido, tem vindo a estreitar os laços e as relações com os seus parceiros no circuito do medicamento, bem como com as Associações Nacionais Congéneres – Apifarma (www.apifarma.pt) e ANF (www.anf.pt) e com as Associações Internacionais do sector, como é o caso do Groupement International de la Repartition Pharmaceutique – GIRP, (www.girp.org.com) sedeada em Bruxelas, da qual a Divisão Farmacêutica é associada desde 1993.

Entre os serviços prestados pela Divisão, queremos disponibilizar uma base de dados legislativa nacional e comunitária, bem como serviços de consultoria jurídica em áreas como o direito laboral. Do mesmo modo, mantemos os nossos Associados informados da entrada em vigor, alterações e revogações de diplomas relevantes para o sector.

É também competência da Divisão Farmacêutica a negociação da regulamentação colectiva de trabalho para o sector da distribuição farmacêutica, uma vez que somos a entidade responsável por assegurar as negociações junto dos sindicatos.

Fortalecendo-se, a Divisão Farmacêutica aposta no futuro das empresas suas associadas; num futuro que passa pela confirmação da alta qualidade dos serviços prestados através do contínuo desenvolvimento e actualização tecnológica.
 
   
Horário de funcionamento:
2ª a 5ª feira das 9:00h às 12:30h e das 13:30h às 17:30h - 6ª feira das 9:00h às 12:30h e das 13:30h às 16:00h
Powered by: Infinidata